Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Ana Clara Alves | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T00:44:14Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T00:44:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3226 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | O Curso de Pedagogia a partir da sua história, políticas curriculares, formação para a docência na alfabetização: estudo sobre o curso da PUC Goiás | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6532-4637 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4308852280662013 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Curado, Márcia Helena Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467218330428052 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como objetivo compreender o processo de formação de professores pedagogos. Para tanto, apresentamos alguns elementos do percurso histórico da criação do Curso de Pedagogia no Brasil. Realizamos uma abordagem sobre a identidade docente e a percebemos como uma construção social, ou seja, a identidade do professor é definida a partir de como a sociedade observa a profissão docente, com as dificuldades da profissão, como a jornada estendida de trabalho e com a desvalorização do professor. Usamos como caso o Curso de Pedagogia da PUC Goiás com análise de seu Projeto Pedagógico de 2018 e apresentamos alguns pontos fundamentais do Projeto com o intuito de verificar a incidência da formação do pedagogo para a alfabetização nesta Instituição de Educação Superior (IES). Por fim, apresentamos uma conceituação de alfabetização e letramento a partir do entendimento de Magda Soares em que a autora faz uma crítica sobre a junção do letramento e alfabetização.Tomamos como base autores que tratam sobre o tema, como Magda Soares (2003), Brzezinski (2013), Libâneo (2001), Brandão (2007), Freitas (2019) bem como artigos e dados em leis da educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/1996. Trabalhamos com dados da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), com documentos como o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da PUC Goiás (2018), Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a Base Nacional Curricular – Formação (BNC Formação) observando os seus impactos atuais na formação do professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA FINALIZADA_ANA CLARA.pdf | 200,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador