PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Ana Clara Alves-
dc.date.accessioned2021-12-17T00:44:14Z-
dc.date.available2021-12-17T00:44:14Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3226-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO Curso de Pedagogia a partir da sua história, políticas curriculares, formação para a docência na alfabetização: estudo sobre o curso da PUC Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6532-4637pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4308852280662013pt_BR
dc.contributor.referee2Curado, Márcia Helena Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo compreender o processo de formação de professores pedagogos. Para tanto, apresentamos alguns elementos do percurso histórico da criação do Curso de Pedagogia no Brasil. Realizamos uma abordagem sobre a identidade docente e a percebemos como uma construção social, ou seja, a identidade do professor é definida a partir de como a sociedade observa a profissão docente, com as dificuldades da profissão, como a jornada estendida de trabalho e com a desvalorização do professor. Usamos como caso o Curso de Pedagogia da PUC Goiás com análise de seu Projeto Pedagógico de 2018 e apresentamos alguns pontos fundamentais do Projeto com o intuito de verificar a incidência da formação do pedagogo para a alfabetização nesta Instituição de Educação Superior (IES). Por fim, apresentamos uma conceituação de alfabetização e letramento a partir do entendimento de Magda Soares em que a autora faz uma crítica sobre a junção do letramento e alfabetização.Tomamos como base autores que tratam sobre o tema, como Magda Soares (2003), Brzezinski (2013), Libâneo (2001), Brandão (2007), Freitas (2019) bem como artigos e dados em leis da educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/1996. Trabalhamos com dados da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), com documentos como o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da PUC Goiás (2018), Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a Base Nacional Curricular – Formação (BNC Formação) observando os seus impactos atuais na formação do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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