PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3186
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As múltiplas linguagens na prática pedagógica: educar, cuidar, brincar
Autor(es): Santos, Daniella Lúcia dos
Primeiro Orientador: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Antônio Evaldo
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a temática das múltiplas linguagens no processo educativo fundamentando-se nos princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica quais sejam do educar, do cuidar, do brincar como pilares importantes para o desenvolvimento integral na educação infantil. As brincadeiras proporcionam grande contribuição ao processo educativo, sendo indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e social. Esse trabalho consiste em pesquisa explorativa e descritiva e com ênfase qualitativa referenciada pelos autores Vygotsky, (1998; 2007), Kishimoto (2002; 2011). Estudo teórico e documental acerca do tema “A importância das Brincadeiras e Interação na Educação Infantil”; foram utilizadas as seguintes fontes de consultas artigos, relatos científicos, legislações, Diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Educação obtido tanto na base física, quanto na virtual. Percorreu-se um caminho que parte do direito social de todos à educação de qualidade passando pelas diversas linguagens até chegar à instituição educacional evidenciando o papel dos docentes nesse processo. Dessa forma, a instituição educacional deve assegurar aos docentes que as atividades sejam planejadas e elaboradas de acordo com cada eixo curricular. Conferindo ao professor o papel de idealizador e organizador das atividades das múltiplas linguagens, em especial, para transformar o brincar em um momento de satisfação e alegria na aprendizagem, no desenvolvimento integral das crianças.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeira
Criança
Desenvolvimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3186
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CB Monografia Daniella Lúcia dos Santos.pdf215,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador