Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3186
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As múltiplas linguagens na prática pedagógica: educar, cuidar, brincar |
Autor(es): | Santos, Daniella Lúcia dos |
Primeiro Orientador: | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Antônio Evaldo |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a temática das múltiplas linguagens no processo educativo fundamentando-se nos princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica quais sejam do educar, do cuidar, do brincar como pilares importantes para o desenvolvimento integral na educação infantil. As brincadeiras proporcionam grande contribuição ao processo educativo, sendo indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e social. Esse trabalho consiste em pesquisa explorativa e descritiva e com ênfase qualitativa referenciada pelos autores Vygotsky, (1998; 2007), Kishimoto (2002; 2011). Estudo teórico e documental acerca do tema “A importância das Brincadeiras e Interação na Educação Infantil”; foram utilizadas as seguintes fontes de consultas artigos, relatos científicos, legislações, Diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Educação obtido tanto na base física, quanto na virtual. Percorreu-se um caminho que parte do direito social de todos à educação de qualidade passando pelas diversas linguagens até chegar à instituição educacional evidenciando o papel dos docentes nesse processo. Dessa forma, a instituição educacional deve assegurar aos docentes que as atividades sejam planejadas e elaboradas de acordo com cada eixo curricular. Conferindo ao professor o papel de idealizador e organizador das atividades das múltiplas linguagens, em especial, para transformar o brincar em um momento de satisfação e alegria na aprendizagem, no desenvolvimento integral das crianças. |
Palavras-chave: | Educação infantil Brincadeira Criança Desenvolvimento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3186 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
CB Monografia Daniella Lúcia dos Santos.pdf | 215,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador