Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3186
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Daniella Lúcia dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T22:44:07Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T22:44:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3186 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | As múltiplas linguagens na prática pedagógica: educar, cuidar, brincar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5903234439052191 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Antônio Evaldo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1923104710342715 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a temática das múltiplas linguagens no processo educativo fundamentando-se nos princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica quais sejam do educar, do cuidar, do brincar como pilares importantes para o desenvolvimento integral na educação infantil. As brincadeiras proporcionam grande contribuição ao processo educativo, sendo indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e social. Esse trabalho consiste em pesquisa explorativa e descritiva e com ênfase qualitativa referenciada pelos autores Vygotsky, (1998; 2007), Kishimoto (2002; 2011). Estudo teórico e documental acerca do tema “A importância das Brincadeiras e Interação na Educação Infantil”; foram utilizadas as seguintes fontes de consultas artigos, relatos científicos, legislações, Diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Educação obtido tanto na base física, quanto na virtual. Percorreu-se um caminho que parte do direito social de todos à educação de qualidade passando pelas diversas linguagens até chegar à instituição educacional evidenciando o papel dos docentes nesse processo. Dessa forma, a instituição educacional deve assegurar aos docentes que as atividades sejam planejadas e elaboradas de acordo com cada eixo curricular. Conferindo ao professor o papel de idealizador e organizador das atividades das múltiplas linguagens, em especial, para transformar o brincar em um momento de satisfação e alegria na aprendizagem, no desenvolvimento integral das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
CB Monografia Daniella Lúcia dos Santos.pdf | 215,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador