PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Daniella Lúcia dos-
dc.date.accessioned2021-12-16T22:44:07Z-
dc.date.available2021-12-16T22:44:07Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3186-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.titleAs múltiplas linguagens na prática pedagógica: educar, cuidar, brincarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Antônio Evaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a temática das múltiplas linguagens no processo educativo fundamentando-se nos princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica quais sejam do educar, do cuidar, do brincar como pilares importantes para o desenvolvimento integral na educação infantil. As brincadeiras proporcionam grande contribuição ao processo educativo, sendo indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e social. Esse trabalho consiste em pesquisa explorativa e descritiva e com ênfase qualitativa referenciada pelos autores Vygotsky, (1998; 2007), Kishimoto (2002; 2011). Estudo teórico e documental acerca do tema “A importância das Brincadeiras e Interação na Educação Infantil”; foram utilizadas as seguintes fontes de consultas artigos, relatos científicos, legislações, Diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Educação obtido tanto na base física, quanto na virtual. Percorreu-se um caminho que parte do direito social de todos à educação de qualidade passando pelas diversas linguagens até chegar à instituição educacional evidenciando o papel dos docentes nesse processo. Dessa forma, a instituição educacional deve assegurar aos docentes que as atividades sejam planejadas e elaboradas de acordo com cada eixo curricular. Conferindo ao professor o papel de idealizador e organizador das atividades das múltiplas linguagens, em especial, para transformar o brincar em um momento de satisfação e alegria na aprendizagem, no desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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