PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Alimentos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3026
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Extração e caracterização de pectina do mesocarpo externo do pequi (Caryocar Brasiliensis)
Autor(es): Silva, Beatriz Araújo Moreira
Primeiro Orientador: Siqueira, Maria Isabel Dantas de
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Danns Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Nishi, Adriana Cândida Faustino
Resumo: O pequi é um fruto do cerrado brasileiro que, apresenta sabor característico e é utilizado pela população deste bioma, sendo a polpa da semente a parte mais utilizada. Em relação á composição, aproximadamente 80 % do total do fruto, compreende a casca e o mesocarpo externo, geralmente descartado antes do consumo. Tendo em vista a importância social e econômica que o pequi representa para o cerrado, este estudo teve como objetivo obter pectina do mesocarpo externo deste fruto e caracterizá-la quanto a esterificação e metoxilação, visando sua aplicação como matéria-prima na indústria de alimentos, de forma a ampliar seu aproveitamento, reduzindo assim o descarte de resíduos. Para obter o componente, extraiu-se a pectina do mesocarpo externo in natura e desidratado em meio ácido a 84 ºC +/- 5 ºC por 94 +/- 5 minutos e após a precipitação em álcool, filtragem e desidratação foi quantificada pelo rendimento em peso. O grau de esterificação e metoxilação foi determinado por titulometria após solubilização da amostra de pectina em álcool, neutralização das carboxilas livres com NaOH, saponificação, neutralização ácida seguida de neutralização básica para quantificar as carboxilas livres e esterificadas, calculando a massa por mEq, teor de metoxilas e grau de esterificação. Determinou-se a umidade das amostras pelo método de estufa a 105º C até peso constante. Avaliou-se empiricamente a geleificação da pectina extraída aplicando-a em geleia de abacaxi, em duas concentrações de açúcar. A avaliação quanto a formação de gel foi realizada de maneira visual, comparando a textura com uma geleia sem adição de pectina. O rendimento em pectina foi, em base seca, de 20% na amostra in natura e 25,02% na amostra desidratada, sendo a umidade das amostras de 84,9% e 1,33% respectivamente. A pectina obtida do mesocarpo de pequi in natura e desidratado apresentou grau de esterificação de 31,7% e 37% de metoxilação de 7,2% e 8,6% respectivamente. Por apresentar baixo grau de metoxilação a pectina mostrou potencial de geleificação em amostras com baixo teor de açúcar na presença de cloreto de cálcio. Concluiu-se que é viável utilizar a pectina extraída do mesocarpo externo do pequi como aditivo na indústria de alimentos, incluindo nas formulações de geleia com baixo teor de açúcar.
Palavras-chave: Resíduos
Geleia
Cerrado
Metoxilação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3026
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Alimentos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador