PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2847
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um breve estudo sobre inclusão escolar
Autor(es): Reis, Soares Isabella
Primeiro Orientador: Castanheira, Salete Flôres
metadata.dc.contributor.referee2: Loures, Patricia Marcelina
Resumo: O atendimento educacional de pessoas com deficiência ainda é um tema relativamente recente na história da humanidade. Nas últimas décadas, houve um avanço significativo nessas discussões, particularmente depois da realização da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, em 1994, em Salamanca, na Espanha. A perspectiva da inclusão exigiu a transformação dos sistemas de ensino, que precisam se adaptar para atender a todos, garantindo aprendizagem e educação de qualidade sem qualquer distinção. Este trabalho faz um breve levantamento histórico dessas mudanças, mostrando as diferenças entre integração e inclusão e os desafios que ainda existem para a efetivação de uma Educação realmente inclusiva. Descreve a organização tradicional da educação especial para atendimento especializado, substitutivo ao ensino comum. Apresenta compreensões, terminológias e modalidades que levaram à criação de instituições escolas e classes especiais. Resgata a legislação brasileira e documentos que foram marcos para a compreensão do conceito de inclusão. Discute os paradigmas da inclusão e integração à luz desses documentos. Com base no problema da pesquisa aponta desafios e entraves para que se possa consolidar na educação brasileira práticas efetivas de inclusão, como: a sala de aula, o currículo para além da adaptação, advogando pela flexibilização, formação docente, entre outros. Reflete criticamente a prática pedagógica em consonância com os preceitos da Educação Inclusiva de alunos com necessidades especiais, como deve ser, efusivamente, implantada em todos os níveis e modalidades de ensino para além da integração. Utiliza as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental e outros processos de investigação de base eletrônica. A fundamentação teórica teve como principais suportes: Cavalcante (2021), Mantoan (2021), Santiago (2016), Miranda (2008), Mittler (2003), Santos (2002), dentre outros.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Currículo
Formação do professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2847
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ISABELLA REIS SOARES.pdf630,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador