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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2847
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Soares Isabella | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T21:06:43Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T21:06:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2847 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Currículo | - |
dc.subject | Formação do professor | - |
dc.title | Um breve estudo sobre inclusão escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castanheira, Salete Flôres | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9147383889968856 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Loures, Patricia Marcelina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0332145739739275 | pt_BR |
dc.description.resumo | O atendimento educacional de pessoas com deficiência ainda é um tema relativamente recente na história da humanidade. Nas últimas décadas, houve um avanço significativo nessas discussões, particularmente depois da realização da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, em 1994, em Salamanca, na Espanha. A perspectiva da inclusão exigiu a transformação dos sistemas de ensino, que precisam se adaptar para atender a todos, garantindo aprendizagem e educação de qualidade sem qualquer distinção. Este trabalho faz um breve levantamento histórico dessas mudanças, mostrando as diferenças entre integração e inclusão e os desafios que ainda existem para a efetivação de uma Educação realmente inclusiva. Descreve a organização tradicional da educação especial para atendimento especializado, substitutivo ao ensino comum. Apresenta compreensões, terminológias e modalidades que levaram à criação de instituições escolas e classes especiais. Resgata a legislação brasileira e documentos que foram marcos para a compreensão do conceito de inclusão. Discute os paradigmas da inclusão e integração à luz desses documentos. Com base no problema da pesquisa aponta desafios e entraves para que se possa consolidar na educação brasileira práticas efetivas de inclusão, como: a sala de aula, o currículo para além da adaptação, advogando pela flexibilização, formação docente, entre outros. Reflete criticamente a prática pedagógica em consonância com os preceitos da Educação Inclusiva de alunos com necessidades especiais, como deve ser, efusivamente, implantada em todos os níveis e modalidades de ensino para além da integração. Utiliza as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental e outros processos de investigação de base eletrônica. A fundamentação teórica teve como principais suportes: Cavalcante (2021), Mantoan (2021), Santiago (2016), Miranda (2008), Mittler (2003), Santos (2002), dentre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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