PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2834
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Publicidade antirracista e Hip-Hop: um estudo sobre a publicidade como ferramenta de mobilização social antirracista, a partir de caminhos do movimento Hip-Hop
Autor(es): Lopes, Pedro Araújo
Primeiro Orientador: Andrada, Renata Borges Crispim
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Adriana Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Nomura, Luciana Hidemi Santana
Resumo: Ao projetar nossos olhares para processos que decorreram no nascimento da sociedade brasileira, identificamos diversos fenômenos que estruturam a nossa realidade, como o racismo. Assim, a partir da visão de um cenário atual fortemente marcado pela desigualdade racial, buscar identificar os fatores que nos trouxeram até aqui, é essencial para construir um projeto de mudança. Tendo em vista a publicidade como um instrumento midiático representativo dos padrões estabelecidos por esta sociedade e com o intuito de propor uma comunicação diversa, mais democrática e menos eurocêntrica, o antirracismo se mostra uma postura chave e necessária. Temos como grande exemplo de movimento antirracista que se opõe a essa ideologia, o Hip-Hop, que por meio da união de saberes, vivências e cultura vinda de uma população negra e periférica, mobiliza pessoas em busca de uma sociedade menos desigual. Portanto, visando encontrar e desenvolver uma contribuição na área da comunicação para a mudança da realidade de uma sociedade estruturalmente racista, a presente pesquisa se põe a estudar a publicidade como uma ferramenta de mobilização social na luta antirracista, a partir de caminhos do movimento Hip-Hop. Essa monografia tivera como objetivo geral estruturar caminhos possíveis para a prática de uma publicidade antirracista e para fins metodológicos, foi realizado uma pesquisa bibliográfica e documental, se configurando com uma análise de conteúdo com abordagem qualitativa, visando compreender os valores presentes na obra “Sobrevivendo no Inferno” do grupo Racionais MC’s e trazê-los para a comunicação
Palavras-chave: Racismo
Antirracismo
Mobilização social
Publicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2834
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 - Pedro Araújo Lopes.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador