PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2831
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão democrática da escola na contemporaneidade e a base nacional comum curricular: limites ou possibilidades?
Autor(es): Alves, Leir Cardoso dos Santos
Primeiro Orientador: Scarel, Estelamaris Brant
metadata.dc.contributor.referee2: Lôbo, Daniella Couto
Resumo: Este trabalho, de cunho bibliográfico, situa-se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultural do curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, tem como ponto de partida o seguinte questionamento: Quais são os limites e as possibilidades para gestão democrática da escola na contemporaneidade tendo em vista as implicações da Base Nacional Comum Curricular? Para o desvelamento de tal problemática a pesquisa procura estruturar-se em dois objetivos fundamentais, os quais direcionam os dois capítulos pertencentes ao corpo do texto. O primeiro capítulo, intitulado de “Sobre os Fundamentos da Administração/Gestão Escolar”, busca conhecer os aspectos históricos relativos à gestão democrática escolar, considerando os seus aspectos conceituais. O segundo capítulo, denominado “A Gestão Democrática e a BNCC: Pontos e Contrapontos”, faz uma reflexão a respeito da gestão escolar democrática na contemporaneidade sob os impactos das políticas neoliberais e da globalização econômica, os quais influenciam sobremaneira a Base Comum Curricular, consequentemente repercutindo no processo ensino aprendizagem. Neste sentido, a investigação conclui que o processo de gestão democrática, sob a influência dessas políticas que visam a competição e meritocracia, ainda precisa construir um longo percurso para, de fato, revestir-se do viés democrático.
Palavras-chave: Gestão escolar
Democratização
BNCC
Desafios
Atualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2831
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EB Monografia Leir Cardoso dos Santos Anjos.pdf313,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador