Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2831
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Leir Cardoso dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T20:14:16Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T20:14:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2831 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Atualidade | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática da escola na contemporaneidade e a base nacional comum curricular: limites ou possibilidades? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Scarel, Estelamaris Brant | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3146220000623241 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lôbo, Daniella Couto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8472764115739789 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho, de cunho bibliográfico, situa-se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultural do curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, tem como ponto de partida o seguinte questionamento: Quais são os limites e as possibilidades para gestão democrática da escola na contemporaneidade tendo em vista as implicações da Base Nacional Comum Curricular? Para o desvelamento de tal problemática a pesquisa procura estruturar-se em dois objetivos fundamentais, os quais direcionam os dois capítulos pertencentes ao corpo do texto. O primeiro capítulo, intitulado de “Sobre os Fundamentos da Administração/Gestão Escolar”, busca conhecer os aspectos históricos relativos à gestão democrática escolar, considerando os seus aspectos conceituais. O segundo capítulo, denominado “A Gestão Democrática e a BNCC: Pontos e Contrapontos”, faz uma reflexão a respeito da gestão escolar democrática na contemporaneidade sob os impactos das políticas neoliberais e da globalização econômica, os quais influenciam sobremaneira a Base Comum Curricular, consequentemente repercutindo no processo ensino aprendizagem. Neste sentido, a investigação conclui que o processo de gestão democrática, sob a influência dessas políticas que visam a competição e meritocracia, ainda precisa construir um longo percurso para, de fato, revestir-se do viés democrático. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
EB Monografia Leir Cardoso dos Santos Anjos.pdf | 313,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador