PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Leir Cardoso dos Santos-
dc.date.accessioned2021-12-14T20:14:16Z-
dc.date.available2021-12-14T20:14:16Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2831-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectAtualidadept_BR
dc.titleGestão democrática da escola na contemporaneidade e a base nacional comum curricular: limites ou possibilidades?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Scarel, Estelamaris Brant-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241pt_BR
dc.contributor.referee2Lôbo, Daniella Couto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472764115739789pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, de cunho bibliográfico, situa-se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultural do curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, tem como ponto de partida o seguinte questionamento: Quais são os limites e as possibilidades para gestão democrática da escola na contemporaneidade tendo em vista as implicações da Base Nacional Comum Curricular? Para o desvelamento de tal problemática a pesquisa procura estruturar-se em dois objetivos fundamentais, os quais direcionam os dois capítulos pertencentes ao corpo do texto. O primeiro capítulo, intitulado de “Sobre os Fundamentos da Administração/Gestão Escolar”, busca conhecer os aspectos históricos relativos à gestão democrática escolar, considerando os seus aspectos conceituais. O segundo capítulo, denominado “A Gestão Democrática e a BNCC: Pontos e Contrapontos”, faz uma reflexão a respeito da gestão escolar democrática na contemporaneidade sob os impactos das políticas neoliberais e da globalização econômica, os quais influenciam sobremaneira a Base Comum Curricular, consequentemente repercutindo no processo ensino aprendizagem. Neste sentido, a investigação conclui que o processo de gestão democrática, sob a influência dessas políticas que visam a competição e meritocracia, ainda precisa construir um longo percurso para, de fato, revestir-se do viés democrático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EB Monografia Leir Cardoso dos Santos Anjos.pdf313,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador