PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2192
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os discursos e as relações de poder na escola: contribuiçoes de Michael Foucault
Autor(es): Carneiro, Clarete Maria
Primeiro Orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
metadata.dc.contributor.referee2: Lôbo, Daniella Couto
Resumo: Essa pesquisa visou dialogar com os estudos de Foucault, para compreender como as práticas discursivas existentes na instituição escola delineiam nossa maneira de construir o mundo. Foucault (2014), assinala a escola como sendo atravessada por um poder normalizador, assemelhando-se com outras instituições de sequestro do corpo, como a prisão, o asilo o hospital, ambas as instituições se consagram como local de diagnóstico e classificação. Esta pesquisa de natureza qualitativa, foi realizada por meio de estudos bibliográficos, tendo como principais referências as obras do próprio Michael Foucault, sendo as principais delas: Vigiar e punir (2014), Microfísica do poder (2019), A ordem do discurso (2014), e autores reconhecidos na abordagem deste tema. As considerações finais apresentadas no último capítulo é de que a organização escolar é permeada por relações de poder e dominação, retratada em sua cultura e nos saberes que a sustenta, passa a esfera social onde o poder é exercido nas relações sociais desiguais e processos de individualização. A instituição escolar se consolidou como um lugar fundamental do processo de desenvolvimento, espaço que acolhe, educa as crianças, instrui e ensina comportamentos articulado com saberes e disciplinamento. Portanto favorece o exercício de dispositivos disciplinares com suas dinâmicas visando, o controle dos corpos.
Abstract: This research aimed to dialogue with Foucault's studies, to understand how the discursive practices existing in the school institution outline our way of building the world. Foucault (2014), marks the school as being crossed by a normalizing power, resembling other institutions of body abduction, such as prison, asylum or hospital, both institutions consecrate themselves as a place of diagnosis and classification. This qualitative research was carried out through bibliographic studies, having as main references the works of Michael Foucault himself, the main ones being: Watching and punishing (2014), Microphysics of power (2019), The order of discourse (2014), and authors recognized in the approach of this theme. The final considerations presented in the last chapter are that the school organization is permeated by power and domination relations, portrayed in its culture and in the knowledge that sustains it, passes the social sphere where power is exercised in unequal social relations and processes of individualization. The school institution has established itself as a fundamental place of the development process, a space that welcomes, educates children, instructs and teaches behaviors articulated with knowledge and discipline. Therefore, it favors the exercise of disciplinary devices with their dynamics aimed at controlling the bodies.
Palavras-chave: Poder
Relação de poder
Relação de poder na escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2192
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Clarete.docx343,08 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador