PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Clarete Maria-
dc.date.accessioned2021-06-25T13:32:42Z-
dc.date.available2021-06-25T13:32:42Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2192-
dc.description.abstractThis research aimed to dialogue with Foucault's studies, to understand how the discursive practices existing in the school institution outline our way of building the world. Foucault (2014), marks the school as being crossed by a normalizing power, resembling other institutions of body abduction, such as prison, asylum or hospital, both institutions consecrate themselves as a place of diagnosis and classification. This qualitative research was carried out through bibliographic studies, having as main references the works of Michael Foucault himself, the main ones being: Watching and punishing (2014), Microphysics of power (2019), The order of discourse (2014), and authors recognized in the approach of this theme. The final considerations presented in the last chapter are that the school organization is permeated by power and domination relations, portrayed in its culture and in the knowledge that sustains it, passes the social sphere where power is exercised in unequal social relations and processes of individualization. The school institution has established itself as a fundamental place of the development process, a space that welcomes, educates children, instructs and teaches behaviors articulated with knowledge and discipline. Therefore, it favors the exercise of disciplinary devices with their dynamics aimed at controlling the bodies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectRelação de poder-
dc.subjectRelação de poder na escola-
dc.titleOs discursos e as relações de poder na escola: contribuiçoes de Michael Foucaultpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021pt_BR
dc.contributor.referee2Lôbo, Daniella Couto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472764115739789pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa visou dialogar com os estudos de Foucault, para compreender como as práticas discursivas existentes na instituição escola delineiam nossa maneira de construir o mundo. Foucault (2014), assinala a escola como sendo atravessada por um poder normalizador, assemelhando-se com outras instituições de sequestro do corpo, como a prisão, o asilo o hospital, ambas as instituições se consagram como local de diagnóstico e classificação. Esta pesquisa de natureza qualitativa, foi realizada por meio de estudos bibliográficos, tendo como principais referências as obras do próprio Michael Foucault, sendo as principais delas: Vigiar e punir (2014), Microfísica do poder (2019), A ordem do discurso (2014), e autores reconhecidos na abordagem deste tema. As considerações finais apresentadas no último capítulo é de que a organização escolar é permeada por relações de poder e dominação, retratada em sua cultura e nos saberes que a sustenta, passa a esfera social onde o poder é exercido nas relações sociais desiguais e processos de individualização. A instituição escolar se consolidou como um lugar fundamental do processo de desenvolvimento, espaço que acolhe, educa as crianças, instrui e ensina comportamentos articulado com saberes e disciplinamento. Portanto favorece o exercício de dispositivos disciplinares com suas dinâmicas visando, o controle dos corpos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Clarete.docx343,08 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador