Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2135
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pedagogia freiriana: contribuições da educação popular brasileira para a educação infantil |
Autor(es): | Sousa, Janaína Quirino de |
Primeiro Orientador: | Carneiro, Maria Esperança Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dias, Maria José Pereira de Oliveira |
Resumo: | Este estudo, de natureza bibliográfica,resulta da disciplina Monografia II, do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objetivo geral é discutir as contribuições da pedagogia freiriana ao processo de ensino-aprendizagem e de construção de conhecimentos,especialmente da Educação Infantil, de modo a propiciar uma formação crítica desde a primeira infância. A questão orientadora é: quais as principais contradições que a pedagogia freiriana desvela ao criticar a educação tradicional, no contexto da Educação Infantil? Fundamenta-se em obras de Paulo Freire (1987; 1989; 1997; 2013) e em estudos sobre o tema, tendo como objeto de pesquisa analisar os artigos e trabalhos de pós-graduação produzidos sobre educação popular freiriana na Educação Infantil, dentre os quais se destacam: Barbosa (2000); Oliveira (2011); Ostetto (2000); Brandão (1993); e Sarmento (2004). Adota-se o recorte geográfico, que restringe a análise ao caso brasileiro.A perspectiva adotada trilha o caminho da dialética freiriana, na qual o sujeito histórico é analisado segundo as categorias da historicidade, totalidade e contradição. Não se apresenta uma conclusão, visto que ainda se mostram necessários maiores estudos acerca da temática, além do fato de que os estudos são dialógicos e construídos no cotidiano.No entanto, identifica-se que a pedagogia freiriana propõe uma educação dialógica, que entende a criança como sujeito de ação e capaz de compreender e transformar sua realidade. |
Palavras-chave: | Educação infantil Pedagogia Dialética freiriana Diálogo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2135 |
Data do documento: | 18-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
JANAÍNA QUIRINO DE SOUSA - TCC versão final.doc | 175,5 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador