PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2135
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pedagogia freiriana: contribuições da educação popular brasileira para a educação infantil
Autor(es): Sousa, Janaína Quirino de
Primeiro Orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Maria José Pereira de Oliveira
Resumo: Este estudo, de natureza bibliográfica,resulta da disciplina Monografia II, do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objetivo geral é discutir as contribuições da pedagogia freiriana ao processo de ensino-aprendizagem e de construção de conhecimentos,especialmente da Educação Infantil, de modo a propiciar uma formação crítica desde a primeira infância. A questão orientadora é: quais as principais contradições que a pedagogia freiriana desvela ao criticar a educação tradicional, no contexto da Educação Infantil? Fundamenta-se em obras de Paulo Freire (1987; 1989; 1997; 2013) e em estudos sobre o tema, tendo como objeto de pesquisa analisar os artigos e trabalhos de pós-graduação produzidos sobre educação popular freiriana na Educação Infantil, dentre os quais se destacam: Barbosa (2000); Oliveira (2011); Ostetto (2000); Brandão (1993); e Sarmento (2004). Adota-se o recorte geográfico, que restringe a análise ao caso brasileiro.A perspectiva adotada trilha o caminho da dialética freiriana, na qual o sujeito histórico é analisado segundo as categorias da historicidade, totalidade e contradição. Não se apresenta uma conclusão, visto que ainda se mostram necessários maiores estudos acerca da temática, além do fato de que os estudos são dialógicos e construídos no cotidiano.No entanto, identifica-se que a pedagogia freiriana propõe uma educação dialógica, que entende a criança como sujeito de ação e capaz de compreender e transformar sua realidade.
Palavras-chave: Educação infantil
Pedagogia
Dialética freiriana
Diálogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2135
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JANAÍNA QUIRINO DE SOUSA - TCC versão final.doc175,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador