PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Janaína Quirino de-
dc.date.accessioned2021-06-24T18:22:18Z-
dc.date.available2021-06-24T18:22:18Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2135-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectDialética freirianapt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.titlePedagogia freiriana: contribuições da educação popular brasileira para a educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7272-6666pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Maria José Pereira de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024677461586835pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, de natureza bibliográfica,resulta da disciplina Monografia II, do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objetivo geral é discutir as contribuições da pedagogia freiriana ao processo de ensino-aprendizagem e de construção de conhecimentos,especialmente da Educação Infantil, de modo a propiciar uma formação crítica desde a primeira infância. A questão orientadora é: quais as principais contradições que a pedagogia freiriana desvela ao criticar a educação tradicional, no contexto da Educação Infantil? Fundamenta-se em obras de Paulo Freire (1987; 1989; 1997; 2013) e em estudos sobre o tema, tendo como objeto de pesquisa analisar os artigos e trabalhos de pós-graduação produzidos sobre educação popular freiriana na Educação Infantil, dentre os quais se destacam: Barbosa (2000); Oliveira (2011); Ostetto (2000); Brandão (1993); e Sarmento (2004). Adota-se o recorte geográfico, que restringe a análise ao caso brasileiro.A perspectiva adotada trilha o caminho da dialética freiriana, na qual o sujeito histórico é analisado segundo as categorias da historicidade, totalidade e contradição. Não se apresenta uma conclusão, visto que ainda se mostram necessários maiores estudos acerca da temática, além do fato de que os estudos são dialógicos e construídos no cotidiano.No entanto, identifica-se que a pedagogia freiriana propõe uma educação dialógica, que entende a criança como sujeito de ação e capaz de compreender e transformar sua realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força:rotinas na educação infantil. Campinas: Tese de Doutorado, Faculdade de Educação/ Unicamp, 2000. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/253489/1/Barbosa_MariaCarmenSilveira_D.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021. BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 28. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. (Coleção Primeiros Passos). BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. ______. ______. Constituição da República Federativa do Brasil.Promulgada em 05 de outubro de 1988. Brasília, DF: Imprensa Oficial, 1988. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. CORTELLA, Mario Sergio. Conhecimento escolar: epistemologia e política, In: ______. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 3. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, Geoge. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. FALK, Judit (Org.). A abordagem Pikler: educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2016. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989. ______. Pedagogia da autonomia:saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997. ______. Pedagogia do oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Trad. de OLIVEIRA, Lólio Lourenço de. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREITAS, Fábio Accardo de. Educação Infantil popular: possibilidades a partir da Ciranda Infantil do MST. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2015. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.) Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2000. PELOSO, Franciele Clara; PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. Recriando Paulo Freire na educação da infância das classes populares. Rev. Educação & Linguagem, v. 13, n. 22. 259-276, jul.-dez. 2010. PIRES, Marília Freitas de Campos. O materialismo histórico-dialético e a Educação. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997. RAMBO, Elsa Maria. Paulo Freire:diálogos no âmbito da educação infantil - estudo de caso do município de Concórdia – SC, 2000-2016. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Santa Catarina, 2017. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-humanas/mestrado-ch/220-paulo-freire-dialogos-no-ambito-da-educacao-infantil-estudo-de-caso-do-municipio-de-concordia-sc-2000-2016/file. Aceso em: 20 jan. 2021. SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Lisboa: Asa Editores S/A, 2004. SAUL, Alexandre; SILVA, Camila Godói da. Contribuições de Paulo Freire para a educação infantil: implicações para as políticas públicas. Publicado no 25º Simpósio ANPAE, São Paulo, 2011. SCHERER, Ana Paula de Oliveira. Paulo Freire e a Educação Infantil. Dissertação de Mestrado. Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, 2011. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (SME SP). Planejamento:instrumento de mobilização popular. São Paulo: Prefeitura do Município de São Paulo, 1992. SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. Aspectos históricos da formação do operário sem qualificação no Brasil: entre o mercado de trabalho e a educação escolar.REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão, Araraquara, v. 2, n. 2, jan./jul., 2010. VÁRNAGY, Tomás. O pensamento político de John Locke e o surgimento do liberalismo. In: Filosofia política moderna. De Hobbes a Marx Boron, Atilio A. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; DCP-FFLCH, Departamento de Ciencias Politicas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, USP, Universidade de São Paulo. 2006pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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