PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1765
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brincadeiras e desenvolvimento integral da criança na educação infantil
Autor(es): Sobrinho, Fabiana Santos
Primeiro Orientador: Silva, Marcos Antonio da
metadata.dc.contributor.referee2: Curado, Márcia Helena Santos
Resumo: Este estudo tem como objetivo, analisar a relação das brincadeiras e desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Reconhece que as brincadeiras têm relevante papel no desenvolvimento das crianças, contribuindo com os aspectos físicos, emocional, intelectual, cognitivo e que através do lúdico a criança trabalha a sua autonomia na qual cria condições de abrir novos caminhos e exploração de significados. Admite o brincar como atividade principal da criança na educação infantil e responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento e aprendizagem. Assinala que as brincadeiras com o uso dos espaços contribuem significativamente no processo de ensino-aprendizagem, pois promovem experiências nas quais se criam e se recriam as vivências, que trazem uma visão de autoprodução pelas crianças no ato de brincar. Ressalta que o lúdico durante as brincadeiras auxilia na aprendizagem, pois ajuda na construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, sendo uma ação própria da criança, mas também a de todas as outras idades, tendo um significado muito grande, porque está presente em todos os momentos da vida. Conclui que as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, através das contribuições nos aspectos físico, cognitivo, intelectual emocional e cultural, através do lúdico, haja vista que crianças usam suas imaginações e representações que são vivenciadas através do brincar.
Palavras-chave: Brincadeiras
Desenvolvimento integral
Criança
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1765
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FABIANA GRAVAÇÃO REPOSITÓRIO.pdf289,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador