PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSobrinho, Fabiana Santos-
dc.date.accessioned2021-06-19T11:03:33Z-
dc.date.available2021-06-19T11:03:33Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1765-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleBrincadeiras e desenvolvimento integral da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcos Antonio da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2671-352Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669pt_BR
dc.contributor.referee2Curado, Márcia Helena Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo, analisar a relação das brincadeiras e desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Reconhece que as brincadeiras têm relevante papel no desenvolvimento das crianças, contribuindo com os aspectos físicos, emocional, intelectual, cognitivo e que através do lúdico a criança trabalha a sua autonomia na qual cria condições de abrir novos caminhos e exploração de significados. Admite o brincar como atividade principal da criança na educação infantil e responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento e aprendizagem. Assinala que as brincadeiras com o uso dos espaços contribuem significativamente no processo de ensino-aprendizagem, pois promovem experiências nas quais se criam e se recriam as vivências, que trazem uma visão de autoprodução pelas crianças no ato de brincar. Ressalta que o lúdico durante as brincadeiras auxilia na aprendizagem, pois ajuda na construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, sendo uma ação própria da criança, mas também a de todas as outras idades, tendo um significado muito grande, porque está presente em todos os momentos da vida. Conclui que as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, através das contribuições nos aspectos físico, cognitivo, intelectual emocional e cultural, através do lúdico, haja vista que crianças usam suas imaginações e representações que são vivenciadas através do brincar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FABIANA GRAVAÇÃO REPOSITÓRIO.pdf289,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador