Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sobrinho, Fabiana Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-19T11:03:33Z | - |
dc.date.available | 2021-06-19T11:03:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1765 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Brincadeiras e desenvolvimento integral da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcos Antonio da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2671-352X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3081748462365669 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Curado, Márcia Helena Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467218330428052 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo, analisar a relação das brincadeiras e desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Reconhece que as brincadeiras têm relevante papel no desenvolvimento das crianças, contribuindo com os aspectos físicos, emocional, intelectual, cognitivo e que através do lúdico a criança trabalha a sua autonomia na qual cria condições de abrir novos caminhos e exploração de significados. Admite o brincar como atividade principal da criança na educação infantil e responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento e aprendizagem. Assinala que as brincadeiras com o uso dos espaços contribuem significativamente no processo de ensino-aprendizagem, pois promovem experiências nas quais se criam e se recriam as vivências, que trazem uma visão de autoprodução pelas crianças no ato de brincar. Ressalta que o lúdico durante as brincadeiras auxilia na aprendizagem, pois ajuda na construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, sendo uma ação própria da criança, mas também a de todas as outras idades, tendo um significado muito grande, porque está presente em todos os momentos da vida. Conclui que as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, através das contribuições nos aspectos físico, cognitivo, intelectual emocional e cultural, através do lúdico, haja vista que crianças usam suas imaginações e representações que são vivenciadas através do brincar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
FABIANA GRAVAÇÃO REPOSITÓRIO.pdf | 289,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador