PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Alimentos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1740
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aproveitamento da fibra da entrecasca de pequi para a produção de pão de fôrma
Autor(es): Silva, Luzana dos Santos
Primeiro Orientador: Coelho, Nástia Rosa Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Lydia Tavares de Araujo
metadata.dc.contributor.referee3: Moraes, Mariana Patrício de
Resumo: O pão teve início quando o homem passou a se dedicar à agricultura e observou a evolução dos grãos de trigo que cresciam ao longo dos anos. Os principais ingredientes para a sua produção são a farinha de trigo, água, sal e fermento biológico, tendo cada um deles a sua própria função. O setor de panificação tem motivado diversos estudos na adição de subprodutos a sua produção, visando diminuir o descarte de resíduos orgânicos lançados no meio ambiente, como a casca de pequi. O objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização da farinha da entrecasca de pequi na produção do pão de fôrma. Além da elaboração do produto, foram analisados alguns aspectos como aparência geral, volume especifico, altura e número de alvéolos do miolo do pão. Comparou-se a formulação tradicional (sem entrecasca) com duas formulações adicionadas da farinha de pequi, sendo A (2%) e B (4%). Os resultados de volume especifico apresentaram decréscimos de 1% das formulações A e B sendo comparadas coma padrão. A altura do pão padrão foi de 10,15 cm e as formulações A e B atingiram 9,23 cm e 8,98 cm, respectivamente, indicando redução de 9,0% e 11,5%. O tamanho dos alvéolos na formulação padrão foi de 0,31cm, enquanto que, nas formulações A e B foi de, respectivamente, 0,28 cm e 0,27 cm, indicando redução de 9,6% e 12,9%. Conclui-se que a substituição de farinha de trigo por farinha da entrecasca de pequi, nas quantidades de 2% e 4% caracteriza viabilidade tecnológica e baixo impacto sobre as propriedades estudadas, representando uma possibilidade de uso alternativo para esse fruto do cerrado.
Palavras-chave: Farinha da fibra da entrecasca de pequi
Panificação
Propriedades tecnológicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1740
Data do documento: 10-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2 - versão final - LUZANA DOS SANTOS SILVA 14 06 21.pdf929,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador