Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1635
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A brincadeira livre na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Thályta Pereira da |
Primeiro Orientador: | Sousa, Daniela Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Renato Barros de |
Resumo: | O estudo realizado nas disciplinas Monografia I e II, no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, trata da importância da brincadeira livre na Educação Infantil, analisada a partir de dados teóricos e documentais. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e bibliográfica. Objetivou-se compreender a importância da brincadeira livre para o desenvolvimento da criança. Para isso, consideramos as concepções de brincadeira presentes em documentos oficiais que regulamentam a Educação Infantil; o papel da brincadeira para o desenvolvimento da criança (LEONTIEV, 2010; VYGOTSKII, 2010; VIGOTSKI, 1998) e algumas contribuições da antropologia que tratam do protagonismo infantil, da importância de ouvir a criança, respeitar seu tempo, espaço e a brincadeira espontânea. Conclui-se que a brincadeira livre, embora muitas vezes seja vista como menos valorosa que a brincadeira dirigida na promoção do aprendizado e desenvolvimento, é de fundamental importância, pois atua sobre a zona de desenvolvimento proximal e constitui-se como aprendizagem principal, aquela atividade que proporciona as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico da criança, preparando o caminho da transição para um novo e mais elevado nível de desenvolvimento (LEONTIEV, 2010), além de permitir o desenvolvimento do protagonismo infantil (FRIEDMANN, 2003, 2015, 2017). |
Palavras-chave: | Educação infantil Brincadeira livre Desenvolvimento infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1635 |
Data do documento: | 10-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
THÁLYTA_Mono_VERSÃO _FINAL.pdf | 338,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador