PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thályta Pereira da-
dc.date.accessioned2021-06-17T20:34:02Z-
dc.date.available2021-06-17T20:34:02Z-
dc.date.issued2021-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1635-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeira livre-
dc.subjectDesenvolvimento infantil-
dc.titleA brincadeira livre na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Daniela Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0449-0209pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688pt_BR
dc.description.resumoO estudo realizado nas disciplinas Monografia I e II, no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, trata da importância da brincadeira livre na Educação Infantil, analisada a partir de dados teóricos e documentais. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e bibliográfica. Objetivou-se compreender a importância da brincadeira livre para o desenvolvimento da criança. Para isso, consideramos as concepções de brincadeira presentes em documentos oficiais que regulamentam a Educação Infantil; o papel da brincadeira para o desenvolvimento da criança (LEONTIEV, 2010; VYGOTSKII, 2010; VIGOTSKI, 1998) e algumas contribuições da antropologia que tratam do protagonismo infantil, da importância de ouvir a criança, respeitar seu tempo, espaço e a brincadeira espontânea. Conclui-se que a brincadeira livre, embora muitas vezes seja vista como menos valorosa que a brincadeira dirigida na promoção do aprendizado e desenvolvimento, é de fundamental importância, pois atua sobre a zona de desenvolvimento proximal e constitui-se como aprendizagem principal, aquela atividade que proporciona as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico da criança, preparando o caminho da transição para um novo e mais elevado nível de desenvolvimento (LEONTIEV, 2010), além de permitir o desenvolvimento do protagonismo infantil (FRIEDMANN, 2003, 2015, 2017).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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