PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1155
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores na perspectiva da BNCC: um estudo bibliográfico
Autor(es): Pires, Marília Santos Correia
Primeiro Orientador: Oliveira, Antônio Evaldo
metadata.dc.contributor.referee1: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como a Base Nacional Curricular Comum incorpora as políticas nacionais para a Educação Básica, ao mesmo tempo que influência as políticas e ações destinadas a formação docente, a avaliação e a elaboração de conteúdos, pois é de comum entendimento que o currículo não é neutro e é por meio dele que se estabelece as relações de poder no campo educacional, visto que sua construção apresenta implicitamente diversas concepções acerca da educação, do professor, do aluno e da sociedade. Desse modo é de suma importância pensar a educação no âmbito do ensino superior, em especial na formação de professores do curso de pedagogia, para que o processo de formação provoque nos sujeitos um encadeamento pessoal, de questionamento do saber e da experiência a partir de uma compreensão de si e do mundo, uma vez que a padronização dos currículos limita e reduz a autonomia do professor em sala de aula. Por entendermos que os professores são sujeitos pertencentes a um determinado grupo social que produz conhecimento profissional no decorrer de sua carreira dando significado e teorizando a realidade social, sabe-se que o currículo de formação docente fundamentado conforme a demanda da BNCC apresenta limitações aos processos formativos dos docentes de licenciatura.
Palavras-chave: Formação de professores
Formação de professores no contexto da base curricular comum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1155
Data do documento: 25-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AE Monografia Marília Santos Correia Pires.docx96,03 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador