Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1155
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação de professores na perspectiva da BNCC: um estudo bibliográfico |
Autor(es): | Pires, Marília Santos Correia |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Antônio Evaldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender como a Base Nacional Curricular Comum incorpora as políticas nacionais para a Educação Básica, ao mesmo tempo que influência as políticas e ações destinadas a formação docente, a avaliação e a elaboração de conteúdos, pois é de comum entendimento que o currículo não é neutro e é por meio dele que se estabelece as relações de poder no campo educacional, visto que sua construção apresenta implicitamente diversas concepções acerca da educação, do professor, do aluno e da sociedade. Desse modo é de suma importância pensar a educação no âmbito do ensino superior, em especial na formação de professores do curso de pedagogia, para que o processo de formação provoque nos sujeitos um encadeamento pessoal, de questionamento do saber e da experiência a partir de uma compreensão de si e do mundo, uma vez que a padronização dos currículos limita e reduz a autonomia do professor em sala de aula. Por entendermos que os professores são sujeitos pertencentes a um determinado grupo social que produz conhecimento profissional no decorrer de sua carreira dando significado e teorizando a realidade social, sabe-se que o currículo de formação docente fundamentado conforme a demanda da BNCC apresenta limitações aos processos formativos dos docentes de licenciatura. |
Palavras-chave: | Formação de professores Formação de professores no contexto da base curricular comum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1155 |
Data do documento: | 25-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AE Monografia Marília Santos Correia Pires.docx | 96,03 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador