Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1136
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Articulação entre educação infantil e ensino fundamental: construindo a organicidade da educação básica |
Autor(es): | Borges, Cristina Caixeta |
Primeiro Orientador: | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Antônio Evaldo |
Resumo: | Esta pesquisa de cunho bibliográfico, busca compreender a importância da articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em uma perspectiva orgânica e em sua totalidade, para construir um processo formativo escolar, garantindo suas especificidades. A Educação Básica, composta por estas etapas, deve se tornar, portanto, um conjunto orgânico, sequencial, articulado, com planejamento sistemático, possibilitando responder às exigências do processo ensino- aprendizagens em sua integralidade, ou seja, desenvolvimento intelectual, físico, emocional cultural e social. Ao analisar algumas experiências educativas realizadas nestas etapas, identificamos um certo distanciamento pedagógico na passagem de uma etapa para a outra etapa, o que se torna um desafio, pois as rupturas dificultam a integração e a continuidade do processo educativo. Logo, as causas para esse distanciamento devem ser conhecidas para que possam ser quebradas. A política educacional de Ensino Fundamental de nove anos nos apresentam possibilidades de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, visando a relação orgânica do processo formativo escolar. A pesquisa aponta a importância de se transformar a Educação Básica em conjunto orgânico, sequencial, entendendo que dimensão orgânica acontece quando se atende às particularidades, as diferenças de cada uma das etapas de escolarização, sem perder de vista o que lhes é comum. |
Palavras-chave: | Articulação Educação infantil Ensino fundamental Organicidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1136 |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CB Monografia Cristina Caixeta Borges.pdf | 438,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador