PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1136
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Articulação entre educação infantil e ensino fundamental: construindo a organicidade da educação básica
Autor(es): Borges, Cristina Caixeta
Primeiro Orientador: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Antônio Evaldo
Resumo: Esta pesquisa de cunho bibliográfico, busca compreender a importância da articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em uma perspectiva orgânica e em sua totalidade, para construir um processo formativo escolar, garantindo suas especificidades. A Educação Básica, composta por estas etapas, deve se tornar, portanto, um conjunto orgânico, sequencial, articulado, com planejamento sistemático, possibilitando responder às exigências do processo ensino- aprendizagens em sua integralidade, ou seja, desenvolvimento intelectual, físico, emocional cultural e social. Ao analisar algumas experiências educativas realizadas nestas etapas, identificamos um certo distanciamento pedagógico na passagem de uma etapa para a outra etapa, o que se torna um desafio, pois as rupturas dificultam a integração e a continuidade do processo educativo. Logo, as causas para esse distanciamento devem ser conhecidas para que possam ser quebradas. A política educacional de Ensino Fundamental de nove anos nos apresentam possibilidades de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, visando a relação orgânica do processo formativo escolar. A pesquisa aponta a importância de se transformar a Educação Básica em conjunto orgânico, sequencial, entendendo que dimensão orgânica acontece quando se atende às particularidades, as diferenças de cada uma das etapas de escolarização, sem perder de vista o que lhes é comum.
Palavras-chave: Articulação
Educação infantil
Ensino fundamental
Organicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1136
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CB Monografia Cristina Caixeta Borges.pdf438,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador