PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Cristina Caixeta-
dc.date.accessioned2020-12-18T16:20:46Z-
dc.date.available2020-12-18T16:20:46Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1136-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArticulaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectOrganicidadept_BR
dc.titleArticulação entre educação infantil e ensino fundamental: construindo a organicidade da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Antônio Evaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de cunho bibliográfico, busca compreender a importância da articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em uma perspectiva orgânica e em sua totalidade, para construir um processo formativo escolar, garantindo suas especificidades. A Educação Básica, composta por estas etapas, deve se tornar, portanto, um conjunto orgânico, sequencial, articulado, com planejamento sistemático, possibilitando responder às exigências do processo ensino- aprendizagens em sua integralidade, ou seja, desenvolvimento intelectual, físico, emocional cultural e social. Ao analisar algumas experiências educativas realizadas nestas etapas, identificamos um certo distanciamento pedagógico na passagem de uma etapa para a outra etapa, o que se torna um desafio, pois as rupturas dificultam a integração e a continuidade do processo educativo. Logo, as causas para esse distanciamento devem ser conhecidas para que possam ser quebradas. A política educacional de Ensino Fundamental de nove anos nos apresentam possibilidades de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, visando a relação orgânica do processo formativo escolar. A pesquisa aponta a importância de se transformar a Educação Básica em conjunto orgânico, sequencial, entendendo que dimensão orgânica acontece quando se atende às particularidades, as diferenças de cada uma das etapas de escolarização, sem perder de vista o que lhes é comum.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogia-
dc.degree.levelGraduação-
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