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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Cristina Caixeta | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T16:20:46Z | - |
dc.date.available | 2020-12-18T16:20:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1136 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Articulação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Organicidade | pt_BR |
dc.title | Articulação entre educação infantil e ensino fundamental: construindo a organicidade da educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5903234439052191 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Antônio Evaldo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1923104710342715 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de cunho bibliográfico, busca compreender a importância da articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em uma perspectiva orgânica e em sua totalidade, para construir um processo formativo escolar, garantindo suas especificidades. A Educação Básica, composta por estas etapas, deve se tornar, portanto, um conjunto orgânico, sequencial, articulado, com planejamento sistemático, possibilitando responder às exigências do processo ensino- aprendizagens em sua integralidade, ou seja, desenvolvimento intelectual, físico, emocional cultural e social. Ao analisar algumas experiências educativas realizadas nestas etapas, identificamos um certo distanciamento pedagógico na passagem de uma etapa para a outra etapa, o que se torna um desafio, pois as rupturas dificultam a integração e a continuidade do processo educativo. Logo, as causas para esse distanciamento devem ser conhecidas para que possam ser quebradas. A política educacional de Ensino Fundamental de nove anos nos apresentam possibilidades de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, visando a relação orgânica do processo formativo escolar. A pesquisa aponta a importância de se transformar a Educação Básica em conjunto orgânico, sequencial, entendendo que dimensão orgânica acontece quando se atende às particularidades, as diferenças de cada uma das etapas de escolarização, sem perder de vista o que lhes é comum. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CB Monografia Cristina Caixeta Borges.pdf | 438,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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