PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1090
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação entre obesidade e comida afetiva: uma revisão narrativa
Título(s) alternativo(s): Relationship between obesity and affective food
Autor(es): Silva, Marília Vilela
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Viviane Maria de Castro Guimaraes
metadata.dc.contributor.referee2: Brasileiro, Aline Alves
Resumo: Introdução: A obesidade pode ser definida como o armazenamento excessivo de gordura, que pode trazer consequências à saúde. O sobrepeso e a obesidade estão diretamente associados aos fatores ambientais devido às diversas mudanças no estilo de vida da população, entre eles, o aumento da ingestão de alimentos com alto valor energético e a diminuição da prática de atividade física. Objetivo: Essa revisão tem como objetivo analisar a relação entre a obesidade e os alimentos que geram conforto emocional. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica narrativa, com buscas nas bases de dados Lilacs, PubMed, DialNet, Scielo e Bvs, utilizando os descritores comfort food, obesidade, comida afetiva e emotional hunger. Segundo os critérios de inclusão e exclusão, 10 artigos originais foram selecionados, no período de 2010-2020, em idiomas inglês e português. Discussão: A procura por alimentos que geram sensação de conforto e remetem a boas lembranças, pode estar relacionada à ingestão de alimentos de alto valor energético. Resultados: Altos níveis de estresse mudam os padrões de alimentação e acrescem o consumo de alimentos altamente palatáveis, como açúcares, gorduras e frituras. Isso decorre da ingestão de dietas ricas em carboidratos e gorduras e do aumento do sedentarismo na população. O aumento do consumo da comida afetiva, durante emoções negativas tem elevado o padrão da obesidade e consequentemente níveis psicossomáticos. Conclusão: Existe, no fator obesidade, componentes afetivo-emocionais que causam alterações no comportamento alimentar do indivíduo e consequentemente o excesso de peso relacionada ao exagero da comida emocional.
Palavras-chave: Obesidade
Comportamento alimentar
Ansiedade
Regulação emocional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1090
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador