PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1084
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dieta e comprimento dos telômeros: influência da nutrição no envelhecimento
Título(s) alternativo(s): Telomere length: nutrition influence on aging
Autor(es): Correa, Isabelle Pimmel
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Schincaglia, Raquel Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Sueli Essado
Resumo: Algo que vem sendo considerado como um relevante reflexo do envelhecimento biológico é o encurtamento dos telômeros, estruturas de DNA e proteínas presentes nas extremidades dos cromossomos, cuja função principal é proteger o material genético que o cromossomo abriga. O objetivo deste estudo é examinar a associação entre modelos de dieta e alguns alimentos específicos e o comprimento dos telômeros. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, em que o levantamento de dados foi realizado através da coleta de artigos originais, publicados entre janeiro de 2009 e setembro de 2020, nas bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e PubMed (mantido pela National Library of Medicine), no idioma Inglês. Os descritores usados foram: “diet“, “food“, “telomere“, “telomere length“, “LTL“, “Mediterranean diet“, “aging“ e “longevity“. O alongamento dos telômeros, responsável por uma maior longevidade, foi relacionado ao consumo de fibras (10g especificamente corresponderiam ao alongamento de telômeros equivalente a em média 5 anos a mais de vida), a elevada capacidade antioxidante total da dieta, a adoção da dieta mediterrânea, a restrição calórica e ao consumo de grãos inteiros, frutas, vegetais, legumes, nozes, sementes, algas marinhas, laticínios magros, ovos, chás e a redução do consumo de ácidos graxos saturados e trans. Já o encurtamento dos telômeros foi associado ao consumo de gordura saturada, pão branco, carne vermelha processada, manteiga, bebidas gaseificadas adoçadas e subprodutos da batata frita. A associação entre padrões alimentares e o comprimento dos telômeros, pode ser explicada pelo efeito anti-inflamatório e antioxidante dos alimentos.
Palavras-chave: Telômero
Dieta
Envelhecimento
Longevidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1084
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador