PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1082
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dieta mediterrânea na doença de Alzheimer: revisando as evidências científicas
Título(s) alternativo(s): Mediterranean diet in Alzheimer’s disease: reviewing scientific evidences
Autor(es): Filipakis, Sofia D’Ornellas
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Camila Kellen de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Allys Vilela de
Resumo: A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crônica, progressiva, em que ocorre acumulação extracelular de proteína -amiloide, acumulação intracelular da proteína tau hiperfosforilada, inflamação e redução do metabolismo cerebral de glicose. Estudos demonstram possíveis associações entre doença de Alzheimer e diabetes mellitus tipo 2. A dieta mediterrânea é um padrão alimentar que tem sido inversamente associado à incidência de resistência à insulina e diabetes mellitus tipo 2. A presente revisão sistemática visa avaliar se a dieta mediterrânea se associa ao menor risco de doença de Alzheimer. Esta revisão abrangeu 15 estudos, publicados de 2016 a 2020, nos idiomas português e inglês, nas bases de dados LILACS-BIREME, Scielo e PubMed. As palavras-chave utilizadas para a busca foram Doença de Alzheimer e Dieta Mediterrânea. Os resultados mostraram que uma elevada adesão à dieta mediterrânea se associa com um melhor metabolismo de glicose no cérebro, uma redução da deposição de -amiloide e de proteína tau e um possível aumento da capacidade cognitiva, corroborado pela literatura, principalmente no que tange ao desempenho de aprendizado. Não foi possível concluir que a adesão à dieta mediterrânea altera significativamente a estrutura cerebral. Dessa forma, concluiu-se que há uma associação significativa entre a maior adesão à dieta mediterrânea e o menor risco de desenvolvimento de doença de Alzheimer e outros comprometimentos cognitivos; e que um dos mecanismos desse efeito parece ser o controle da hiperglicemia e da resistência à insulina.
Palavras-chave: Doença de Alzheimer
Resistência à insulina
Diabetes mellitus tipo 2
Dieta mediterrânea
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1082
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador