PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9650
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação da dislipidemia com o tipo de gordura utilizada na coção dos alimentos
Autor(es): Elias, Luana Barros
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Nair Augusta de Araújo Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Uru, Potira Morena Souza Benko de
Resumo: A dislipidemia constitui um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, sendo influenciada por diversos componentes dietéticos, incluindo o tipo de gordura utilizada na cocção dos alimentos. Este trabalho teve como objetivo revisar a relação entre a utilização de diferentes tipos de gorduras no preparo dos alimentos e a prevalência de alterações lipídicas em indivíduos adultos. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, com busca de artigos científicos nas bases de dados SciELO, PubMed e Google Acadêmico, utilizando os descritores Dyslipidemias, Dietary Fats, Cooking, Fatty Acids, Lipid Profile. Foram selecionados 18 estudos publicados nos últimos 10 anos, entre 2015 e 2025, incluindo ensaios clínicos, estudos experimentais e revisões sistemáticas. Os resultados apontam que o uso de gorduras insaturadas, como azeite de oliva, óleo de linhaça e óleo de canola, está associado à melhora no perfil lipídico, especialmente na redução de LDL-c, colesterol total e triglicerídeos. Por outro lado, a utilização frequente de gorduras saturadas, como banha de porco, óleo de coco e ghee, foi relacionada a alterações lipídicas desfavoráveis e aumento do risco de dislipidemias. Estudos de revisão reforçam essas evidências e recomendam a substituição de gorduras saturadas como estratégia preventiva e terapêutica. Conclui-se que o tipo de gordura utilizada na cocção dos alimentos tem impacto direto na saúde cardiovascular, sendo fundamental a orientação nutricional adequada quanto à escolha dos lipídeos no preparo das refeições.
Palavras-chave: Dislipidemias
Gorduras na dieta
Técnicas de cocção
Ácidos graxos
Perfil lipídico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9650
Data do documento: 8-Dez-2025
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Luana B .docx30,36 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador