Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9437
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Tanaka , Midóri Rocha |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Liliane Barros de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco principal analisar a inclusão escolar e sua relação com a formação de professores no contexto educacional brasileiro. A inclusão escolar, enquanto princípio da educação inclusiva, busca garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades específicas. O objetivo central deste estudo é compreender de que forma a formação docente inicial e continuada pode contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com base em legislações, documentos normativos, artigos acadêmicos e trabalhos científicos que discutem a temática da inclusão e da formação docente. A análise evidenciou que, embora existam avanços legais e conceituais, ainda persistem desafios como a fragmentação curricular, a ausência de preparo prático e a carência de políticas de formação continuada. Os resultados apontam para a necessidade urgente de reestruturação dos cursos de licenciatura e de fortalecimento das políticas públicas que valorizem a formação docente crítica e comprometida com os princípios da inclusão. Conclui-se que a formação de professores sensíveis à diversidade é elemento central para a construção de uma escola verdadeiramente democrática, acolhedora e promotora de justiça social. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar. Educação inclusiva Formação de professores. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9437 |
Data do documento: | 17-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC_versão_Final_completa_posbanca.pdf | 372,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador