PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9437
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: desafios e possibilidades
Autor(es): Tanaka , Midóri Rocha
Primeiro Orientador: Cardoso, Liliane Barros de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco principal analisar a inclusão escolar e sua relação com a formação de professores no contexto educacional brasileiro. A inclusão escolar, enquanto princípio da educação inclusiva, busca garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades específicas. O objetivo central deste estudo é compreender de que forma a formação docente inicial e continuada pode contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com base em legislações, documentos normativos, artigos acadêmicos e trabalhos científicos que discutem a temática da inclusão e da formação docente. A análise evidenciou que, embora existam avanços legais e conceituais, ainda persistem desafios como a fragmentação curricular, a ausência de preparo prático e a carência de políticas de formação continuada. Os resultados apontam para a necessidade urgente de reestruturação dos cursos de licenciatura e de fortalecimento das políticas públicas que valorizem a formação docente crítica e comprometida com os princípios da inclusão. Conclui-se que a formação de professores sensíveis à diversidade é elemento central para a construção de uma escola verdadeiramente democrática, acolhedora e promotora de justiça social.
Palavras-chave: Inclusão escolar.
Educação inclusiva
Formação de professores.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9437
Data do documento: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_versão_Final_completa_posbanca.pdf372,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador