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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9437
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tanaka , Midóri Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-29T22:09:42Z | - |
dc.date.available | 2025-06-29T22:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9437 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar. | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
dc.title | INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Liliane Barros de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1764901026226307 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964764329397271 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco principal analisar a inclusão escolar e sua relação com a formação de professores no contexto educacional brasileiro. A inclusão escolar, enquanto princípio da educação inclusiva, busca garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades específicas. O objetivo central deste estudo é compreender de que forma a formação docente inicial e continuada pode contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com base em legislações, documentos normativos, artigos acadêmicos e trabalhos científicos que discutem a temática da inclusão e da formação docente. A análise evidenciou que, embora existam avanços legais e conceituais, ainda persistem desafios como a fragmentação curricular, a ausência de preparo prático e a carência de políticas de formação continuada. Os resultados apontam para a necessidade urgente de reestruturação dos cursos de licenciatura e de fortalecimento das políticas públicas que valorizem a formação docente crítica e comprometida com os princípios da inclusão. Conclui-se que a formação de professores sensíveis à diversidade é elemento central para a construção de uma escola verdadeiramente democrática, acolhedora e promotora de justiça social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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