PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTanaka , Midóri Rochapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-29T22:09:42Z-
dc.date.available2025-06-29T22:09:42Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9437-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolar.pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.titleINCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Liliane Barros de Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1764901026226307pt_BR
dc.contributor.referee1Mohn, Rodrigo Fideles Fernandespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco principal analisar a inclusão escolar e sua relação com a formação de professores no contexto educacional brasileiro. A inclusão escolar, enquanto princípio da educação inclusiva, busca garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades específicas. O objetivo central deste estudo é compreender de que forma a formação docente inicial e continuada pode contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com base em legislações, documentos normativos, artigos acadêmicos e trabalhos científicos que discutem a temática da inclusão e da formação docente. A análise evidenciou que, embora existam avanços legais e conceituais, ainda persistem desafios como a fragmentação curricular, a ausência de preparo prático e a carência de políticas de formação continuada. Os resultados apontam para a necessidade urgente de reestruturação dos cursos de licenciatura e de fortalecimento das políticas públicas que valorizem a formação docente crítica e comprometida com os princípios da inclusão. Conclui-se que a formação de professores sensíveis à diversidade é elemento central para a construção de uma escola verdadeiramente democrática, acolhedora e promotora de justiça social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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