PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS MARCAS QUE MARCAM O FUNK OSTENTAÇÃO: Comunicação, impacto e lifestyle.
Autor(es): Teixeira, Octávio Fernandes Nunes
Primeiro Orientador: Rosenzweig, Patrícia Quitero
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
metadata.dc.contributor.referee2: Brisolla, Márcia Regina Santos
Resumo: Este projeto de conclusão de curso visa analisar a relação entre o funk, o comportamento de consumo e as marcas de luxo, destacando a evolução do gênero como ferramenta publicitária direta e indireta ao longo dos anos. Com base em autores como Kotler (2016), Laurence Bardin (2011), Kellner (2001), Vanoye e Goliot-Lété (1984), a pesquisa analisa contexto cultural, letras, videoclipes e ações que relacionam diretamente o funk com as marcas de luxo e explora o desenvolvimento do funk, desde seu surgimento até o momento atual e seu papel na promoção de marcas, abordando aspectos culturais, sociais, publicitários e midiáticos. Este estudo foi desenvolvido no período de um ano e buscou aprofundar os conhecimentos sobre o funk ostentação, a maneira que ele se relaciona com marcas de luxo e o reflexo dessa relação na sociedade, desenvolvido a partir da problemática de identificar como o ganho de visibilidade do funk e a aceitação do público mudou a relação entre os artistas e as marcas de luxo, alterando as estratégias de marketing e comunicação, procurando investigar questões como o modo que o funk se configura como uma expressão cultural, influenciando o comportamento de consumo e o imaginário social relacionado ao luxo e ao consumo, realizando um estudo comparativo sobre como as marcas foram utilizadas nas letras para alavancar o gênero e mostrar um estilo de vida utópico dos MC’s no início do movimento, analisando a evolução e comparando-as com o panorama atual das marcas e dos artistas no contexto publicitário. A pesquisa foi realizada e aplicada durante o período de dois semestres, visando aprofundar a compreensão sobre o modo de influência do funk na construção de hábitos de consumo e estratégias de marketing de grandes marcas.
Abstract: This undergraduate thesis aims to analyze the relationship between funk music, consumer behavior, and luxury brands, highlighting the genre's evolution as both a direct and indirect advertising tool over the years. Based on authors such as Kotler (2016), Laurence Bardin (2011), Kellner (2001), and Vanoye & Goliot-Lété (1984), the research explores the cultural context, lyrics, music videos, and marketing campaigns that directly link funk to luxury branding. The study traces the development of funk from its origins to its current role in brand promotion, addressing cultural, social, advertising, and media aspects. Conducted over the span of one year, the project focuses on funk ostentação and how it reflects and shapes consumer behavior, especially in relation to luxury. Guided by the research question—how the increased visibility and public acceptance of funk have changed the relationship between artists and luxury brands, influencing marketing and communication strategies—the study investigates how funk serves as a cultural expression that impacts consumption patterns and the social imagination of luxury. A comparative analysis was conducted on the presence of brands in early funk lyrics to depict a utopian lifestyle, contrasting that with current brand-artist collaborations in advertising. The research was carried out over two academic semesters to deepen the understanding of funk's influence on consumption habits and luxury marketing strategies.
Palavras-chave: Funk ostentação
Gestão de marcas
Impacto midiático
Videoclipe.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9339
Data do documento: 16-Jun-2025
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