PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Octávio Fernandes Nunespt_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T17:38:18Z-
dc.date.available2025-06-26T17:38:18Z-
dc.date.issued2025-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9339-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to analyze the relationship between funk music, consumer behavior, and luxury brands, highlighting the genre's evolution as both a direct and indirect advertising tool over the years. Based on authors such as Kotler (2016), Laurence Bardin (2011), Kellner (2001), and Vanoye & Goliot-Lété (1984), the research explores the cultural context, lyrics, music videos, and marketing campaigns that directly link funk to luxury branding. The study traces the development of funk from its origins to its current role in brand promotion, addressing cultural, social, advertising, and media aspects. Conducted over the span of one year, the project focuses on funk ostentação and how it reflects and shapes consumer behavior, especially in relation to luxury. Guided by the research question—how the increased visibility and public acceptance of funk have changed the relationship between artists and luxury brands, influencing marketing and communication strategies—the study investigates how funk serves as a cultural expression that impacts consumption patterns and the social imagination of luxury. A comparative analysis was conducted on the presence of brands in early funk lyrics to depict a utopian lifestyle, contrasting that with current brand-artist collaborations in advertising. The research was carried out over two academic semesters to deepen the understanding of funk's influence on consumption habits and luxury marketing strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunk ostentaçãopt_BR
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectImpacto midiáticopt_BR
dc.subjectVideoclipe.pt_BR
dc.titleAS MARCAS QUE MARCAM O FUNK OSTENTAÇÃO: Comunicação, impacto e lifestyle.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosenzweig, Patrícia Quiteropt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0838-7014pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4863102169942326pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Murilo Gabriel Berardopt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7644-0614pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875663105993673pt_BR
dc.contributor.referee2Brisolla, Márcia Regina Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353503822201134pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de conclusão de curso visa analisar a relação entre o funk, o comportamento de consumo e as marcas de luxo, destacando a evolução do gênero como ferramenta publicitária direta e indireta ao longo dos anos. Com base em autores como Kotler (2016), Laurence Bardin (2011), Kellner (2001), Vanoye e Goliot-Lété (1984), a pesquisa analisa contexto cultural, letras, videoclipes e ações que relacionam diretamente o funk com as marcas de luxo e explora o desenvolvimento do funk, desde seu surgimento até o momento atual e seu papel na promoção de marcas, abordando aspectos culturais, sociais, publicitários e midiáticos. Este estudo foi desenvolvido no período de um ano e buscou aprofundar os conhecimentos sobre o funk ostentação, a maneira que ele se relaciona com marcas de luxo e o reflexo dessa relação na sociedade, desenvolvido a partir da problemática de identificar como o ganho de visibilidade do funk e a aceitação do público mudou a relação entre os artistas e as marcas de luxo, alterando as estratégias de marketing e comunicação, procurando investigar questões como o modo que o funk se configura como uma expressão cultural, influenciando o comportamento de consumo e o imaginário social relacionado ao luxo e ao consumo, realizando um estudo comparativo sobre como as marcas foram utilizadas nas letras para alavancar o gênero e mostrar um estilo de vida utópico dos MC’s no início do movimento, analisando a evolução e comparando-as com o panorama atual das marcas e dos artistas no contexto publicitário. A pesquisa foi realizada e aplicada durante o período de dois semestres, visando aprofundar a compreensão sobre o modo de influência do funk na construção de hábitos de consumo e estratégias de marketing de grandes marcas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 - Octavio Fernandes RAG.pdfTCC - AS MARCAS QUE MARCAM O FUNK OSTENTAÇÃO: Comunicação, impacto e lifestyle + documento de autorização de publicação4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_autorizacao_de_publicacao_de_producao_academica Octavio Fernandes.pdf276,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador