PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Educação pública na luta por igualdade, emancipação e transformação de comunidades marginalizadas no Brasil
Autor(es): Oliveira , Mariana Souza
Primeiro Orientador: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Liliane Barros de Almeida
Resumo: O presente estudo tem como objeto central de investigação a contribuição da educação pública como espaço de emancipação social, cultural e de promoção de políticas públicas em comunidades marginalizadas no brasil, por meio da escola. Tem como objetivo analisar o papel da educação escolar como instrumento de emancipação social, cultural e política nas comunidades marginalizadas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico com um quadro de referências relevantes, como: Saviani (2008), Libâneo (2007) e Silva (2008) entre outras. A partir da abordagem da teoria Histórico-Crítica, o estudo revisita as origens da educação pública no Brasil, suas contradições e desigualdades estruturais, discutindo os principais marcos legais e ideológicos que fundamentaram o sistema educacional. Fundamentado em autores que discutem esses conceitos e a educação, o trabalho investiga como determinadas práticas pedagógicas contribuíram tanto para a reprodução das desigualdades quanto para a resistência e reinvenção da função sociopolítica da educação. Ao analisar elementos como a BNCC, a pedagogia tecnicista e as propostas da educação histórico-crítica, conclui-se que a construção de uma escola verdadeiramente significativa e emancipatória depende da valorização dos saberes populares, da escuta ativa das comunidades e da consolidação de políticas públicas comprometidas com a justiça social. A pesquisa reforça que a educação pública precisa ser repensada como um processo contínuo de transformação e resistência, capaz de formar sujeitos críticos e atuantes em seus contextos.
Palavras-chave: Educação Pública
Emancipação
Comunidades marginalizadas
Pedagogia histórica-critica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9327
Data do documento: 17-Jun-2025
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