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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9327
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Educação pública na luta por igualdade, emancipação e transformação de comunidades marginalizadas no Brasil |
Autor(es): | Oliveira , Mariana Souza |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cardoso, Liliane Barros de Almeida |
Resumo: | O presente estudo tem como objeto central de investigação a contribuição da educação pública como espaço de emancipação social, cultural e de promoção de políticas públicas em comunidades marginalizadas no brasil, por meio da escola. Tem como objetivo analisar o papel da educação escolar como instrumento de emancipação social, cultural e política nas comunidades marginalizadas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico com um quadro de referências relevantes, como: Saviani (2008), Libâneo (2007) e Silva (2008) entre outras. A partir da abordagem da teoria Histórico-Crítica, o estudo revisita as origens da educação pública no Brasil, suas contradições e desigualdades estruturais, discutindo os principais marcos legais e ideológicos que fundamentaram o sistema educacional. Fundamentado em autores que discutem esses conceitos e a educação, o trabalho investiga como determinadas práticas pedagógicas contribuíram tanto para a reprodução das desigualdades quanto para a resistência e reinvenção da função sociopolítica da educação. Ao analisar elementos como a BNCC, a pedagogia tecnicista e as propostas da educação histórico-crítica, conclui-se que a construção de uma escola verdadeiramente significativa e emancipatória depende da valorização dos saberes populares, da escuta ativa das comunidades e da consolidação de políticas públicas comprometidas com a justiça social. A pesquisa reforça que a educação pública precisa ser repensada como um processo contínuo de transformação e resistência, capaz de formar sujeitos críticos e atuantes em seus contextos. |
Palavras-chave: | Educação Pública Emancipação Comunidades marginalizadas Pedagogia histórica-critica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9327 |
Data do documento: | 17-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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