PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira , Mariana Souzapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T14:09:38Z-
dc.date.available2025-06-26T14:09:38Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9327-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Públicapt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectComunidades marginalizadaspt_BR
dc.subjectPedagogia histórica-criticapt_BR
dc.titleA Educação pública na luta por igualdade, emancipação e transformação de comunidades marginalizadas no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Liliane Barros de Almeidapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1764901026226307pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objeto central de investigação a contribuição da educação pública como espaço de emancipação social, cultural e de promoção de políticas públicas em comunidades marginalizadas no brasil, por meio da escola. Tem como objetivo analisar o papel da educação escolar como instrumento de emancipação social, cultural e política nas comunidades marginalizadas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico com um quadro de referências relevantes, como: Saviani (2008), Libâneo (2007) e Silva (2008) entre outras. A partir da abordagem da teoria Histórico-Crítica, o estudo revisita as origens da educação pública no Brasil, suas contradições e desigualdades estruturais, discutindo os principais marcos legais e ideológicos que fundamentaram o sistema educacional. Fundamentado em autores que discutem esses conceitos e a educação, o trabalho investiga como determinadas práticas pedagógicas contribuíram tanto para a reprodução das desigualdades quanto para a resistência e reinvenção da função sociopolítica da educação. Ao analisar elementos como a BNCC, a pedagogia tecnicista e as propostas da educação histórico-crítica, conclui-se que a construção de uma escola verdadeiramente significativa e emancipatória depende da valorização dos saberes populares, da escuta ativa das comunidades e da consolidação de políticas públicas comprometidas com a justiça social. A pesquisa reforça que a educação pública precisa ser repensada como um processo contínuo de transformação e resistência, capaz de formar sujeitos críticos e atuantes em seus contextos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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