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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira , Mariana Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T14:09:38Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T14:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9327 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Pública | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Comunidades marginalizadas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia histórica-critica | pt_BR |
dc.title | A Educação pública na luta por igualdade, emancipação e transformação de comunidades marginalizadas no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Liliane Barros de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1764901026226307 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objeto central de investigação a contribuição da educação pública como espaço de emancipação social, cultural e de promoção de políticas públicas em comunidades marginalizadas no brasil, por meio da escola. Tem como objetivo analisar o papel da educação escolar como instrumento de emancipação social, cultural e política nas comunidades marginalizadas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico com um quadro de referências relevantes, como: Saviani (2008), Libâneo (2007) e Silva (2008) entre outras. A partir da abordagem da teoria Histórico-Crítica, o estudo revisita as origens da educação pública no Brasil, suas contradições e desigualdades estruturais, discutindo os principais marcos legais e ideológicos que fundamentaram o sistema educacional. Fundamentado em autores que discutem esses conceitos e a educação, o trabalho investiga como determinadas práticas pedagógicas contribuíram tanto para a reprodução das desigualdades quanto para a resistência e reinvenção da função sociopolítica da educação. Ao analisar elementos como a BNCC, a pedagogia tecnicista e as propostas da educação histórico-crítica, conclui-se que a construção de uma escola verdadeiramente significativa e emancipatória depende da valorização dos saberes populares, da escuta ativa das comunidades e da consolidação de políticas públicas comprometidas com a justiça social. A pesquisa reforça que a educação pública precisa ser repensada como um processo contínuo de transformação e resistência, capaz de formar sujeitos críticos e atuantes em seus contextos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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