PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9301
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação e transformação social: o sentido da escola na formação de identidades críticas dos alunos
Autor(es): Guimarães , Isabela de Oliveira
Primeiro Orientador: Siqueira, Romilson Martins
metadata.dc.contributor.referee1: .Não consta na lista (Orientadores e membros)
Resumo: Esta monografia, ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Cultura na Infância (GECPEI) do curso de Pedagogia da PUC Goiás tem como objetivo analisar como a creche pode promover um ambiente propício para o desenvolvimento do potencial criativo e da aprendizagem dos bebês, garantindo a transição do silêncio ao protagonismo. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em teóricos da Sociologia da Infância, Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil, como Siqueira (2013), Coutinho (2023) e Vigotsky (1996). O estudo discute a infância como construção social, o brincar como ferramenta de aprendizagem e a creche como espaço de autonomia e interação significativa. Os resultados destacam a importância de práticas pedagógicas que valorizem a voz do bebê, a organização do ambiente e a formação dos profissionais. Conclui-se que a creche, quando estruturada com base no respeito à agência infantil, torna-se um ambiente fértil para o desenvolvimento integral e a expressão criativa dos bebês.
Palavras-chave: Bebês
Criatividade
Protagonismo
Creche
Educação Infantil.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9301
Data do documento: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC ISABELA.pdf510,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador