PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorMembro da banca - Clemerson Elder Trindade Ramos - Lattes http://lattes.cnpq.br/2304559346108514pt_BR
dc.creatorGuimarães , Isabela de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T21:53:18Z-
dc.date.available2025-06-25T21:53:18Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9301-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectEducação Infantil.pt_BR
dc.titleEducação e transformação social: o sentido da escola na formação de identidades críticas dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Siqueira, Romilson Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.contributor.referee1.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee1ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia, ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Cultura na Infância (GECPEI) do curso de Pedagogia da PUC Goiás tem como objetivo analisar como a creche pode promover um ambiente propício para o desenvolvimento do potencial criativo e da aprendizagem dos bebês, garantindo a transição do silêncio ao protagonismo. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em teóricos da Sociologia da Infância, Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil, como Siqueira (2013), Coutinho (2023) e Vigotsky (1996). O estudo discute a infância como construção social, o brincar como ferramenta de aprendizagem e a creche como espaço de autonomia e interação significativa. Os resultados destacam a importância de práticas pedagógicas que valorizem a voz do bebê, a organização do ambiente e a formação dos profissionais. Conclui-se que a creche, quando estruturada com base no respeito à agência infantil, torna-se um ambiente fértil para o desenvolvimento integral e a expressão criativa dos bebês.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC ISABELA.pdf510,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador