PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9291
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Advergames como ferramenta para a geração de experiência do consumidor
Autor(es): Cunha, Mateus Muniz da
Primeiro Orientador: Nomura, Luciana Hidemi Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
metadata.dc.contributor.referee2: Brisolla, Márcia Regina Santos
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema investigar de que maneira os advergames geram experiências no consumidor. O objetivo principal foi compreender como os advergames podem ser mais eficazes ao utilizar os elementos que o constituem. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória e descritiva, adotando uma abordagem qualitativa com a realização de um estudo de caso múltiplo e comparativo. O trabalho apresentou os conceitos de dimensões dos autores Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009), experiências de acordo com Schmitt (1999), imersão e interação de Murray (1997) e a parte de design e mecânicas pelos autores Wanick, Ranchold e Wills (2015) aplicadas aos advergames. Foram analisados cinco advergames distintos: Chipotle Scarecrow, Dumb Ways to Die, BMW M3 Challenge, Nike Reactland e McDonald’s Happy Studio. Foi possível concluir que, embora nenhum dos advergames tenha ativado todas dimensões teóricas propostas, cada um apresentou diferenciais específicos que impactam positivamente na experiência do consumidor.
Palavras-chave: advergame
experiência do consumidor
publicidade e jogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9291
Data do documento: 16-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - Mateus Muniz Final.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador