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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9259
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A responsabilidade solidária na prestação de serviço de ensino no brasil a possibilidade de regulamentação do homeschooling |
Autor(es): | Campelo, Ana Clara Queiroz |
Primeiro Orientador: | Borges, Fernanda da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, João Batista Valverde |
Resumo: | A pesquisa analisou a responsabilidade solidária na prestação de serviço de ensino no Brasil e a possibilidade de regulamentação do homeschooling. O estudo teve como objetivo compreender a extensão da responsabilidade das instituições de ensino e dos pais na educação formal, considerando o contexto jurídico e social do país. Utilizou- se o método dedutivo, com revisão bibliográfica de doutrina, legislação e jurisprudência sobre o tema. Os resultados evidenciaram que a legislação brasileira impõe às escolas e aos responsáveis deveres compartilhados na formação educacional, mas ainda carece de regulamentação específica para o homeschooling. Concluiu-se que a ausência de normatização clara gera insegurança jurídica, demandando um marco regulatório que defina direitos e deveres dos envolvidos, garantindo a qualidade da educação domiciliar e sua compatibilidade com o direito fundamental à educação. |
Palavras-chave: | Responsabilidade. Homeschooling. Regulamentação. Educação. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9259 |
Data do documento: | 4-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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