PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Psicomotricidade na educação infantil
Autor(es): Caobianco , Giovanna
Primeiro Orientador: Ramos, Maria da Luz Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Maria da Luz Santos
Resumo: RESUMO: Este trabalho propõe uma reflexão, sob uma perspectiva acadêmica e humanizada, acerca da importância da psicomotricidade na Educação Infantil, enfatizando seu papel essencial na promoção do desenvolvimento integral da criança. A análise fundamenta-se em marcos legais e referenciais teóricos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que reconhecem o corpo como elemento central nos processos de aprendizagem e socialização. A pesquisa está organizada em dois capítulos: o primeiro aborda a psicomotricidade como ciência e prática histórica, discutindo suas origens, evolução e inserção no contexto educacional brasileiro, bem como suas contribuições para a formação global da criança. O segundo capítulo analisa a psicomotricidade como estratégia pedagógica humanizadora, evidenciando como as experiências corporais favorecem o desenvolvimento pleno e contribuem para uma educação mais inclusiva, sensível e comprometida com os princípios da equidade. Por meio dessa abordagem, busca-se ampliar a compreensão sobre o papel do corpo na educação e reafirmar a psicomotricidade como componente indispensável nas práticas pedagógicas voltadas à infância.
Abstract: This study proposes a reflection, from an academic and humanized perspective, on the importance of psychomotricity in Early Childhood Education, emphasizing its essential role in promoting the integral development of the child. The analysis is based on legal frameworks and theoretical references, such as the Common National Curriculum Base (BNCC) and the Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB), which recognize the body as a central element in the processes of learning and socialization. The research is structured in two chapters: the first addresses psychomotricity as a science and historical practice, discussing its origins, evolution, and integration into the Brazilian educational context, as well as its contributions to the child's global formation. The second chapter analyzes psychomotricity as a humanizing pedagogical strategy, showing how bodily experiences foster full development and contribute to a more inclusive, sensitive, and equity-based education. Through this approach, the aim is to broaden the understanding of the role of the body in education and reaffirm psychomotricity as an essential component in pedagogical practices aimed at early childhood.
Palavras-chave: psicomotricidade
educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9236
Data do documento: 17-Jun-2025
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