PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaobianco , Giovannapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T18:06:00Z-
dc.date.available2025-06-24T18:06:00Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9236-
dc.description.abstractThis study proposes a reflection, from an academic and humanized perspective, on the importance of psychomotricity in Early Childhood Education, emphasizing its essential role in promoting the integral development of the child. The analysis is based on legal frameworks and theoretical references, such as the Common National Curriculum Base (BNCC) and the Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB), which recognize the body as a central element in the processes of learning and socialization. The research is structured in two chapters: the first addresses psychomotricity as a science and historical practice, discussing its origins, evolution, and integration into the Brazilian educational context, as well as its contributions to the child's global formation. The second chapter analyzes psychomotricity as a humanizing pedagogical strategy, showing how bodily experiences foster full development and contribute to a more inclusive, sensitive, and equity-based education. Through this approach, the aim is to broaden the understanding of the role of the body in education and reaffirm psychomotricity as an essential component in pedagogical practices aimed at early childhood.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpsicomotricidadept_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.titlePsicomotricidade na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Maria da Luz Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291231555790500pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Maria da Luz Santospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291231555790500pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: Este trabalho propõe uma reflexão, sob uma perspectiva acadêmica e humanizada, acerca da importância da psicomotricidade na Educação Infantil, enfatizando seu papel essencial na promoção do desenvolvimento integral da criança. A análise fundamenta-se em marcos legais e referenciais teóricos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que reconhecem o corpo como elemento central nos processos de aprendizagem e socialização. A pesquisa está organizada em dois capítulos: o primeiro aborda a psicomotricidade como ciência e prática histórica, discutindo suas origens, evolução e inserção no contexto educacional brasileiro, bem como suas contribuições para a formação global da criança. O segundo capítulo analisa a psicomotricidade como estratégia pedagógica humanizadora, evidenciando como as experiências corporais favorecem o desenvolvimento pleno e contribuem para uma educação mais inclusiva, sensível e comprometida com os princípios da equidade. Por meio dessa abordagem, busca-se ampliar a compreensão sobre o papel do corpo na educação e reafirmar a psicomotricidade como componente indispensável nas práticas pedagógicas voltadas à infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ML TCCII Giovanna Caobianco corrigido.pdf558,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador