Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9133
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Principais contribuições da prática da natação no contexto escolar: Desafios e possibilidades |
Autor(es): | Fabrette , Leonardo Momisso |
Primeiro Orientador: | Frausino, Neusa Maria Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Marcelo de Sousa e |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Marcos Ricardo da Silva |
Resumo: | A natação é um dos esportes mais completos, promovendo benefícios físicos, motores e cognitivos. No ambiente escolar, essa prática pode contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, auxiliando na coordenação motora, no condicionamento físico e na socialização. Contudo, a implementação da natação nas escolas ainda apresenta desafios, como a falta de infraestrutura e de profissionais capacitados. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão literária sobre as contribuições da prática da natação na escola, analisando seus impactos e os desafios para sua aplicação no contexto educacional. Para a metodologia deste trabalho foram utilizadas as seguintes palavras chaves, como natação, educação física escolar, desenvolvimento e aprendizado, sendo escolhidos todos os artigos nos quais atendiam aos critérios exigidos e que estavam em sua língua padrão o português, sendo utilizados 5 artigos no total. Com a busca os resultados obtidos foram positivos para a área da natação sendo possível chegar a conclusões satisfatórias. |
Abstract: | Swimming is one of the most complete sports, providing physical, motor and cognitive benefits. In the school environment, this practice can contribute to the integral development of students, helping with motor coordination, physical conditioning and socialization. However, the implementation of swimming in schools still presents challenges, such as the lack of infrastructure and trained professionals. This study aims to conduct a literature review on the contributions of swimming in schools, analyzing its impacts and the challenges for its application in the educational context. The following keywords were used for the methodology of this work, such as swimming, school physical education, development and learning, and all articles that met the required criteria and were in the standard language Portuguese were selected, with 5 articles in total. The search obtained positive results for the area of swimming, and satisfactory conclusions were reached. |
Palavras-chave: | Natação Educação Física Escolar; Desenvolvimento Motor Inclusão Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9133 |
Data do documento: | 12-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC II LEONARDO MOMISSO.pdf | 705,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador