PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFabrette , Leonardo Momissopt_BR
dc.date.accessioned2025-06-23T15:05:18Z-
dc.date.available2025-06-23T15:05:18Z-
dc.date.issued2025-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9133-
dc.description.abstractSwimming is one of the most complete sports, providing physical, motor and cognitive benefits. In the school environment, this practice can contribute to the integral development of students, helping with motor coordination, physical conditioning and socialization. However, the implementation of swimming in schools still presents challenges, such as the lack of infrastructure and trained professionals. This study aims to conduct a literature review on the contributions of swimming in schools, analyzing its impacts and the challenges for its application in the educational context. The following keywords were used for the methodology of this work, such as swimming, school physical education, development and learning, and all articles that met the required criteria and were in the standard language Portuguese were selected, with 5 articles in total. The search obtained positive results for the area of swimming, and satisfactory conclusions were reached.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectEducação Física Escolar;pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Motorpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titlePrincipais contribuições da prática da natação no contexto escolar: Desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Frausino, Neusa Maria Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678007710579441pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo de Sousa ept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8024434834035741pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Marcos Ricardo da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8846388856522885pt_BR
dc.description.resumoA natação é um dos esportes mais completos, promovendo benefícios físicos, motores e cognitivos. No ambiente escolar, essa prática pode contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, auxiliando na coordenação motora, no condicionamento físico e na socialização. Contudo, a implementação da natação nas escolas ainda apresenta desafios, como a falta de infraestrutura e de profissionais capacitados. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão literária sobre as contribuições da prática da natação na escola, analisando seus impactos e os desafios para sua aplicação no contexto educacional. Para a metodologia deste trabalho foram utilizadas as seguintes palavras chaves, como natação, educação física escolar, desenvolvimento e aprendizado, sendo escolhidos todos os artigos nos quais atendiam aos critérios exigidos e que estavam em sua língua padrão o português, sendo utilizados 5 artigos no total. Com a busca os resultados obtidos foram positivos para a área da natação sendo possível chegar a conclusões satisfatórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II LEONARDO MOMISSO.pdf705,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador