PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9016
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Crime sem remorso: o desafio do Tribunal dialte da psicopatia
Autor(es): Amaral, Madras Marcela Dias
Primeiro Orientador: Mendonça, Neire Divina
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Júlio Anderson Alves
Resumo: Este trabalho analisou responsabilização jurídica dos psicopatas criminosos no sistema jurídico brasileiro, investigando sua imputabilidade e a adequação das sanções impostas. A pesquisa explorou a interseção entre Direito Penal, Psicologia e Psiquiatria Forense, diferenciando psicopatas de sociopatas e psicóticos, destacando a complexidade do diagnóstico e a aplicação da escala de Robert Hare. Discutiu-se a dificuldade do sistema carcerário em ressocializar esses indivíduos, visto que apresentam ausência de empatia, remorso e alta repetição delitiva, sendo a ausência de uma legislação específica é um dos principais entraves, levando a classificações divergentes entre semi-imputabilidade e plena imputabilidade, o que compromete a coerência do entendimento jurisprudencial. Além disso, foram analisadas as contribuições da Psicologia e Psiquiatria na avaliação da periculosidade desses indivíduos e na definição das melhores abordagens de tratamento. Também foram abordadas as medidas de segurança aplicadas, assim como a possibilidade da interdição civil como meio de proteção social. A pesquisa evidenciou a urgência de políticas penais mais eficazes, considerando a periculosidade dos indivíduos com transtorno de personalidade dissocial e a ineficácia das penas tradicionais. Por fim, propôs a criação de medidas jurídicas e penitenciárias específicas, aliadas ao suporte psiquiátrico e psicológico, para assegurar a proteção coletiva e um tratamento mais adequado, visando minimizar a reincidência e proporcionar uma resposta mais justa e eficaz do Estado.
Palavras-chave: psicopata
psicopatia forense
direito penal
semi imputabilidade
medida de segurança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9016
Data do documento: 28-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MADRAS MARCELA DIAS AMARAL.pdf296,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador