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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9006
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A insuficiência de políticas públicas para o atendimento de alunos com TDAH no sistema educacional brasileiro: implementação da Lrei nº 14.254/2021 |
Autor(es): | Pires, Cristiane Felix de Siqueira |
Primeiro Orientador: | Mendonça, Neire Divina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pires, Karla Beatriz Nascimento |
Resumo: | Esta pesquisa analisou os desafios enfrentados por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no sistema educacional brasileiro, focando na implementação da Lei nº 14.254/2021. O estudo examinou como o TDAH, afeta entre 3% e 5% das crianças em idade escolar, impacta o desempenho acadêmico e as relações sociais desses estudantes. A metodologia empregada incluiu revisão bibliográfica e análise documental das políticas públicas educacionais. A hipótese de que o corpo docente não está plenamente capacitado para atender adequadamente alunos com TDAH foi confirmada pela pesquisa. A análise revelou que, embora existam avanços nas discussões sobre inclusão, persistem lacunas significativas na implementação efetiva das políticas. A formação insuficiente dos educadores emergiu como um dos principais obstáculos para a aplicação eficaz da legislação. O estudo destacou a relevância da psicopedagogia na criação de uma rede de apoio inclusiva e a importância da colaboração entre gestores, educadores e famílias. O envolvimento familiar mostrou-se crucial para o sucesso do acompanhamento do TDAH, assim como a conscientização social sobre a importância da educação inclusiva. Concluiu-se que o cumprimento integral da legislação, acompanhado de ações concretas como capacitação docente e adaptações pedagógicas, é essencial para construir um sistema educacional equitativo que assegure o pleno desenvolvimento de todos os alunos. |
Palavras-chave: | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Educação Inclusão Políticas Públicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9006 |
Data do documento: | 21-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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