PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A insuficiência de políticas públicas para o atendimento de alunos com TDAH no sistema educacional brasileiro: implementação da Lrei nº 14.254/2021
Autor(es): Pires, Cristiane Felix de Siqueira
Primeiro Orientador: Mendonça, Neire Divina
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Karla Beatriz Nascimento
Resumo: Esta pesquisa analisou os desafios enfrentados por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no sistema educacional brasileiro, focando na implementação da Lei nº 14.254/2021. O estudo examinou como o TDAH, afeta entre 3% e 5% das crianças em idade escolar, impacta o desempenho acadêmico e as relações sociais desses estudantes. A metodologia empregada incluiu revisão bibliográfica e análise documental das políticas públicas educacionais. A hipótese de que o corpo docente não está plenamente capacitado para atender adequadamente alunos com TDAH foi confirmada pela pesquisa. A análise revelou que, embora existam avanços nas discussões sobre inclusão, persistem lacunas significativas na implementação efetiva das políticas. A formação insuficiente dos educadores emergiu como um dos principais obstáculos para a aplicação eficaz da legislação. O estudo destacou a relevância da psicopedagogia na criação de uma rede de apoio inclusiva e a importância da colaboração entre gestores, educadores e famílias. O envolvimento familiar mostrou-se crucial para o sucesso do acompanhamento do TDAH, assim como a conscientização social sobre a importância da educação inclusiva. Concluiu-se que o cumprimento integral da legislação, acompanhado de ações concretas como capacitação docente e adaptações pedagógicas, é essencial para construir um sistema educacional equitativo que assegure o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Educação
Inclusão
Políticas Públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9006
Data do documento: 21-Mai-2025
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