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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pires, Cristiane Felix de Siqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T17:47:04Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T17:47:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9006 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.title | A insuficiência de políticas públicas para o atendimento de alunos com TDAH no sistema educacional brasileiro: implementação da Lrei nº 14.254/2021 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Neire Divina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237911053795877 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pires, Karla Beatriz Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8992944462027121 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisou os desafios enfrentados por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no sistema educacional brasileiro, focando na implementação da Lei nº 14.254/2021. O estudo examinou como o TDAH, afeta entre 3% e 5% das crianças em idade escolar, impacta o desempenho acadêmico e as relações sociais desses estudantes. A metodologia empregada incluiu revisão bibliográfica e análise documental das políticas públicas educacionais. A hipótese de que o corpo docente não está plenamente capacitado para atender adequadamente alunos com TDAH foi confirmada pela pesquisa. A análise revelou que, embora existam avanços nas discussões sobre inclusão, persistem lacunas significativas na implementação efetiva das políticas. A formação insuficiente dos educadores emergiu como um dos principais obstáculos para a aplicação eficaz da legislação. O estudo destacou a relevância da psicopedagogia na criação de uma rede de apoio inclusiva e a importância da colaboração entre gestores, educadores e famílias. O envolvimento familiar mostrou-se crucial para o sucesso do acompanhamento do TDAH, assim como a conscientização social sobre a importância da educação inclusiva. Concluiu-se que o cumprimento integral da legislação, acompanhado de ações concretas como capacitação docente e adaptações pedagógicas, é essencial para construir um sistema educacional equitativo que assegure o pleno desenvolvimento de todos os alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Direito, Negócios e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Direito | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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CRISTIANE FELIX DE SIQUEIRA PIRES.pdf | 420,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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