PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Cristiane Felix de Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-18T17:47:04Z-
dc.date.available2025-06-18T17:47:04Z-
dc.date.issued2025-05-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9006-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.titleA insuficiência de políticas públicas para o atendimento de alunos com TDAH no sistema educacional brasileiro: implementação da Lrei nº 14.254/2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Neire Divinapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237911053795877pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Karla Beatriz Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8992944462027121pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou os desafios enfrentados por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no sistema educacional brasileiro, focando na implementação da Lei nº 14.254/2021. O estudo examinou como o TDAH, afeta entre 3% e 5% das crianças em idade escolar, impacta o desempenho acadêmico e as relações sociais desses estudantes. A metodologia empregada incluiu revisão bibliográfica e análise documental das políticas públicas educacionais. A hipótese de que o corpo docente não está plenamente capacitado para atender adequadamente alunos com TDAH foi confirmada pela pesquisa. A análise revelou que, embora existam avanços nas discussões sobre inclusão, persistem lacunas significativas na implementação efetiva das políticas. A formação insuficiente dos educadores emergiu como um dos principais obstáculos para a aplicação eficaz da legislação. O estudo destacou a relevância da psicopedagogia na criação de uma rede de apoio inclusiva e a importância da colaboração entre gestores, educadores e famílias. O envolvimento familiar mostrou-se crucial para o sucesso do acompanhamento do TDAH, assim como a conscientização social sobre a importância da educação inclusiva. Concluiu-se que o cumprimento integral da legislação, acompanhado de ações concretas como capacitação docente e adaptações pedagógicas, é essencial para construir um sistema educacional equitativo que assegure o pleno desenvolvimento de todos os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CRISTIANE FELIX DE SIQUEIRA PIRES.pdf420,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador