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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8957
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | TDAH E O IMPACTO DO USO INDISCRIMINADO DE PSICOESTIMULANTES NA EXPERIENCIA UNIVERSITARIA: UMA REVISAO DE LITERATURA |
Autor(es): | Peña, João Vítor Martins Moreira, Matheus Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Resende, Aline Lázara |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Luciana da Ressurreição |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marinho, Jaqueline Luvisotto |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode comprometer significativamente o desempenho acadêmico de estudantes universitários, dificultando a concentração, organização e cumprimento de tarefas. Nos últimos anos, tem se observado um aumento no uso de psicoestimulantes, como o metilfenidato e a lisdexanfetamina, por alunos com TDAH no ensino superior, com diversos estudos documentando benefícios terapêuticos no controle dos sintomas e na melhora do desempenho acadêmico desses estudantes. Esta revisão de literatura explora a eficácia desses psicoestimulantes em melhorar a atenção, concentração e funções executivas, ajudando a compensar déficits cognitivos associados ao TDAH e, assim, facilitando o aprendizado e a conclusão de atividades acadêmicas. Evidências clínicas indicam que cerca de 70–80% dos pacientes com TDAH apresentam melhora significativa dos sintomas com o uso adequado de estimulantes, refletindo em ganhos na capacidade de foco e memória de trabalho. Abordam se também as questões de aderência ao tratamento – dado que a continuidade do uso é necessária para manutenção dos benefícios – e os desafios éticos relacionados ao uso dessas substâncias em contexto universitário, como o risco de efeitos adversos, potencial de dependência e o debate sobre vantagem competitiva injusta. Além disso, discute-se o uso indevido de psicoestimulantes por estudantes sem diagnóstico de TDAH em busca de melhoria de desempenho, o que levanta preocupações éticas importantes. A revisão evidencia a necessidade de políticas institucionais claras nas universidades e de suporte multidisciplinar aos estudantes com TDAH, assegurando que o uso de medicamentos como metilfenidato e lisdexanfetamina seja feito de forma adequada, segura e ética. Conclui-se enfatizando a importância de mais estudos de longo prazo sobre eficácia e segurança desses fármacos no contexto universitário, bem como a implementação de diretrizes que equilibrem os benefícios clínicos com a integridade acadêmica. |
Palavras-chave: | tdah |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Médicas e da Vida |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8957 |
Data do documento: | 29-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Medicina |
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