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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Peña, João Vítor Martins | pt_BR |
dc.creator | Moreira, Matheus Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T13:50:31Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T13:50:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8957 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | tdah | pt_BR |
dc.title | TDAH E O IMPACTO DO USO INDISCRIMINADO DE PSICOESTIMULANTES NA EXPERIENCIA UNIVERSITARIA: UMA REVISAO DE LITERATURA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Resende, Aline Lázara | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0437379814315427 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Luciana da Ressurreição | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0521486924332980 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marinho, Jaqueline Luvisotto | pt_BR |
dc.description.resumo | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode comprometer significativamente o desempenho acadêmico de estudantes universitários, dificultando a concentração, organização e cumprimento de tarefas. Nos últimos anos, tem se observado um aumento no uso de psicoestimulantes, como o metilfenidato e a lisdexanfetamina, por alunos com TDAH no ensino superior, com diversos estudos documentando benefícios terapêuticos no controle dos sintomas e na melhora do desempenho acadêmico desses estudantes. Esta revisão de literatura explora a eficácia desses psicoestimulantes em melhorar a atenção, concentração e funções executivas, ajudando a compensar déficits cognitivos associados ao TDAH e, assim, facilitando o aprendizado e a conclusão de atividades acadêmicas. Evidências clínicas indicam que cerca de 70–80% dos pacientes com TDAH apresentam melhora significativa dos sintomas com o uso adequado de estimulantes, refletindo em ganhos na capacidade de foco e memória de trabalho. Abordam se também as questões de aderência ao tratamento – dado que a continuidade do uso é necessária para manutenção dos benefícios – e os desafios éticos relacionados ao uso dessas substâncias em contexto universitário, como o risco de efeitos adversos, potencial de dependência e o debate sobre vantagem competitiva injusta. Além disso, discute-se o uso indevido de psicoestimulantes por estudantes sem diagnóstico de TDAH em busca de melhoria de desempenho, o que levanta preocupações éticas importantes. A revisão evidencia a necessidade de políticas institucionais claras nas universidades e de suporte multidisciplinar aos estudantes com TDAH, assegurando que o uso de medicamentos como metilfenidato e lisdexanfetamina seja feito de forma adequada, segura e ética. Conclui-se enfatizando a importância de mais estudos de longo prazo sobre eficácia e segurança desses fármacos no contexto universitário, bem como a implementação de diretrizes que equilibrem os benefícios clínicos com a integridade acadêmica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Médicas e da Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Medicina | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Medicina |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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tcc 3 tdah.pdf | 377,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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