PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeña, João Vítor Martinspt_BR
dc.creatorMoreira, Matheus Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T13:50:31Z-
dc.date.available2025-06-17T13:50:31Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8957-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttdahpt_BR
dc.titleTDAH E O IMPACTO DO USO INDISCRIMINADO DE PSICOESTIMULANTES NA EXPERIENCIA UNIVERSITARIA: UMA REVISAO DE LITERATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Aline Lázarapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0437379814315427pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Luciana da Ressurreiçãopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0521486924332980pt_BR
dc.contributor.referee2Marinho, Jaqueline Luvisottopt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode comprometer significativamente o desempenho acadêmico de estudantes universitários, dificultando a concentração, organização e cumprimento de tarefas. Nos últimos anos, tem se observado um aumento no uso de psicoestimulantes, como o metilfenidato e a lisdexanfetamina, por alunos com TDAH no ensino superior, com diversos estudos documentando benefícios terapêuticos no controle dos sintomas e na melhora do desempenho acadêmico desses estudantes. Esta revisão de literatura explora a eficácia desses psicoestimulantes em melhorar a atenção, concentração e funções executivas, ajudando a compensar déficits cognitivos associados ao TDAH e, assim, facilitando o aprendizado e a conclusão de atividades acadêmicas. Evidências clínicas indicam que cerca de 70–80% dos pacientes com TDAH apresentam melhora significativa dos sintomas com o uso adequado de estimulantes, refletindo em ganhos na capacidade de foco e memória de trabalho. Abordam se também as questões de aderência ao tratamento – dado que a continuidade do uso é necessária para manutenção dos benefícios – e os desafios éticos relacionados ao uso dessas substâncias em contexto universitário, como o risco de efeitos adversos, potencial de dependência e o debate sobre vantagem competitiva injusta. Além disso, discute-se o uso indevido de psicoestimulantes por estudantes sem diagnóstico de TDAH em busca de melhoria de desempenho, o que levanta preocupações éticas importantes. A revisão evidencia a necessidade de políticas institucionais claras nas universidades e de suporte multidisciplinar aos estudantes com TDAH, assegurando que o uso de medicamentos como metilfenidato e lisdexanfetamina seja feito de forma adequada, segura e ética. Conclui-se enfatizando a importância de mais estudos de longo prazo sobre eficácia e segurança desses fármacos no contexto universitário, bem como a implementação de diretrizes que equilibrem os benefícios clínicos com a integridade acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.degree.graduationMedicinapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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