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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/892
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação das principais manifestações patológicas em edifícios escolares de Goiânia-GO: estudo de caso em escolas públicas municipais |
Autor(es): | Lima, Eduardo Moraes |
Primeiro Orientador: | Nunes, Wesley Carlos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Resende, Paulo Sérgio de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Castro, Rodrigo Martinez |
Resumo: | Quando se discorre sobre edificações escolares, deve-se considerar todos os aspectos que permitam aos usuários conforto e bem-estar, visando assim o estímulo do processo de aprendizagem. Em edifícios públicos, sobretudo nos escolares, manifestações patológicas nos sistemas que os compõem são bastante comuns, uma vez que na maioria das vezes os projetos são padronizados, a especificação dos materiais é efetuada somente pelo menor preço, é ineficiente o controle na fase de execução das obras, tampouco há mecanismos competentes quanto ao controle de recebimento e acondicionamento dos materiais de construção nos canteiros de obras. Tem-se como objetivo desta pesquisa identificar as principais manifestações patológicas em escolas públicas municipais de Goiânia-GO. Para tanto, cinco escolas foram inspecionadas a partir de visitas técnicas que permitiram registros fotográficos e o preenchimento das fichas de quantificação das anomalias construtivas ou manifestações patológicas mais relevantes e visualmente identificáveis. A partir das análises realizadas nos registros das ocorrências de manifestações patológicas coletadas in loco, devidamente anotados e organizados por categorias pertinentes, elaborou-se gráficos que permitiram melhor compreender sobre as principais e mais frequentes anomalias ou problemas construtivos incidentes nas escolas públicas municipais avaliadas, bem como as prováveis causas destas principais manifestações patológicas construtivas estudadas. Sob aspecto quanti-qualitativo, identificou-se relevantes manifestações patológicas construtivas em todas as escolas analisadas e avaliadas, sendo que os sistemas constituintes destas que apresentaram maior incidência de manifestações patológicas foram as estruturas de concreto armado, os painéis de vedação vertical e a pavimentação (pisos), correspondendo juntos a 85,4% do total de problemas construtivos identificados e, os que apresentaram a menor incidência foram os sistemas de forros/tetos e revestimentos, correspondendo a 14,6% do total observado. Dentro todas as anomalias encontradas, as de maiores frequências foram as aberturas (fissuras, trincas e rachaduras), desplacamentos e manchas nos sistemas de pinturas. |
Palavras-chave: | Patologias Escolas públicas Vida útil Desempenho Durabilidade |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Engenharia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/892 |
Data do documento: | 2-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia Civil |
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