PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
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dc.creatorLima, Eduardo Moraes-
dc.date.accessioned2020-12-16T02:53:25Z-
dc.date.available2020-12-16T02:53:25Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/892-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatologiaspt_BR
dc.subjectEscolas públicas-
dc.subjectVida útil-
dc.subjectDesempenho-
dc.subjectDurabilidade-
dc.titleAvaliação das principais manifestações patológicas em edifícios escolares de Goiânia-GO: estudo de caso em escolas públicas municipaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Wesley Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0837259709574572pt_BR
dc.contributor.referee1Resende, Paulo Sérgio de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4850110274544867pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Rodrigo Martinez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2375264508335209pt_BR
dc.description.resumoQuando se discorre sobre edificações escolares, deve-se considerar todos os aspectos que permitam aos usuários conforto e bem-estar, visando assim o estímulo do processo de aprendizagem. Em edifícios públicos, sobretudo nos escolares, manifestações patológicas nos sistemas que os compõem são bastante comuns, uma vez que na maioria das vezes os projetos são padronizados, a especificação dos materiais é efetuada somente pelo menor preço, é ineficiente o controle na fase de execução das obras, tampouco há mecanismos competentes quanto ao controle de recebimento e acondicionamento dos materiais de construção nos canteiros de obras. Tem-se como objetivo desta pesquisa identificar as principais manifestações patológicas em escolas públicas municipais de Goiânia-GO. Para tanto, cinco escolas foram inspecionadas a partir de visitas técnicas que permitiram registros fotográficos e o preenchimento das fichas de quantificação das anomalias construtivas ou manifestações patológicas mais relevantes e visualmente identificáveis. A partir das análises realizadas nos registros das ocorrências de manifestações patológicas coletadas in loco, devidamente anotados e organizados por categorias pertinentes, elaborou-se gráficos que permitiram melhor compreender sobre as principais e mais frequentes anomalias ou problemas construtivos incidentes nas escolas públicas municipais avaliadas, bem como as prováveis causas destas principais manifestações patológicas construtivas estudadas. Sob aspecto quanti-qualitativo, identificou-se relevantes manifestações patológicas construtivas em todas as escolas analisadas e avaliadas, sendo que os sistemas constituintes destas que apresentaram maior incidência de manifestações patológicas foram as estruturas de concreto armado, os painéis de vedação vertical e a pavimentação (pisos), correspondendo juntos a 85,4% do total de problemas construtivos identificados e, os que apresentaram a menor incidência foram os sistemas de forros/tetos e revestimentos, correspondendo a 14,6% do total observado. Dentro todas as anomalias encontradas, as de maiores frequências foram as aberturas (fissuras, trincas e rachaduras), desplacamentos e manchas nos sistemas de pinturas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
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dc.degree.graduationEngenharia civil-
dc.degree.levelGraduação-
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