Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/884
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A inclusão do cadeirante nas aulas de educação física escolar para ensino médio |
Autor(es): | Rocha, Mayke Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Maria Zita |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Marcelo de Sousa e |
Resumo: | O combate à exclusão atinge todas as esferas da sociedade, incluindo a escola. Esta deve assumir uma nova postura, modificando os paradigmas e analisando os problemas de maneira a buscar uma interação entre o ensino regular e a educação especial, a fim de oferecer conhecimentos para todos os alunos, e proporcionar a inclusão escolar dentro do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a interação social entre todos os alunos presentes no ambiente escolar. Neste sentido, discute-se acerca da inclusão escolar e a educação especial, assuntos extremamente relevantes na área da educação física em que são debatidos em torno da construção de uma educação de qualidade e igualitária. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar os aspectos pedagógicos em relação à educação especial em foco no processo de inclusão escolar, principalmente em cadeirantes e, para atingi-lo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, analisando livros, dissertações, teses, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso disponibilizadas no Google Acadêmico, nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), visando responder a pergunta de pesquisa: Quais problema pedagógicos são identificados por esses alunos cadeirantes de ensino médio? De que forma podem-se contornar esses mesmos problemas? |
Abstract: | The fight against exclusion affects all spheres of society, including the school. This should take a new stance, changing the paradigms and analyzing the problems in order to seek an interaction between regular education and special education, in order to offer knowledge to all students, and provide school inclusion within the teaching process and learning, promoting social interaction among all students present in the school environment. In this sense, it is discussed about school inclusion and special education, extremely relevant issues in the area of physical education in which they are debated around the construction of a quality and equal education. Thus, the objective of this work is to analyze the pedagogical aspects in relation to special education focused on the process of school inclusion, especially in wheelchair users and, to reach it, bibliographic research was used, analyzing books, dissertations, theses, articles scientific papers, course completion papers made available on Google Scholar, in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO), aiming to answer the research question: What pedagogical problems are identified by these high school wheelchair students? How can these problems be circumvented? |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Cadeirantes Professores Educação física |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/884 |
Data do documento: | 9-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONO (1) (2).pdf | 953,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador