PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Mayke Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-12-16T01:20:28Z-
dc.date.available2020-12-16T01:20:28Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/884-
dc.description.abstractThe fight against exclusion affects all spheres of society, including the school. This should take a new stance, changing the paradigms and analyzing the problems in order to seek an interaction between regular education and special education, in order to offer knowledge to all students, and provide school inclusion within the teaching process and learning, promoting social interaction among all students present in the school environment. In this sense, it is discussed about school inclusion and special education, extremely relevant issues in the area of physical education in which they are debated around the construction of a quality and equal education. Thus, the objective of this work is to analyze the pedagogical aspects in relation to special education focused on the process of school inclusion, especially in wheelchair users and, to reach it, bibliographic research was used, analyzing books, dissertations, theses, articles scientific papers, course completion papers made available on Google Scholar, in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO), aiming to answer the research question: What pedagogical problems are identified by these high school wheelchair students? How can these problems be circumvented?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectCadeirantespt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleA inclusão do cadeirante nas aulas de educação física escolar para ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Maria Zita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8071095661539901pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marcelo de Sousa e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8024434834035741pt_BR
dc.description.resumoO combate à exclusão atinge todas as esferas da sociedade, incluindo a escola. Esta deve assumir uma nova postura, modificando os paradigmas e analisando os problemas de maneira a buscar uma interação entre o ensino regular e a educação especial, a fim de oferecer conhecimentos para todos os alunos, e proporcionar a inclusão escolar dentro do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a interação social entre todos os alunos presentes no ambiente escolar. Neste sentido, discute-se acerca da inclusão escolar e a educação especial, assuntos extremamente relevantes na área da educação física em que são debatidos em torno da construção de uma educação de qualidade e igualitária. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar os aspectos pedagógicos em relação à educação especial em foco no processo de inclusão escolar, principalmente em cadeirantes e, para atingi-lo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, analisando livros, dissertações, teses, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso disponibilizadas no Google Acadêmico, nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), visando responder a pergunta de pesquisa: Quais problema pedagógicos são identificados por esses alunos cadeirantes de ensino médio? De que forma podem-se contornar esses mesmos problemas?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONO (1) (2).pdf953,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador