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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8706
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Escola Parque: pedagogia Waldorf - Goiânia - GO |
Autor(es): | Silva, Iasmim Caires da |
Primeiro Orientador: | Resende, Sandra Catharinne Pantaleão |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bernardi, Adriana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Japiassu, Luciana Carvalho Côrtes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Rangel Henrique Brandão |
Resumo: | Este trabalho explora a relação entre a arquitetura escolar e a pedagogia Waldorf, com foco na criação de uma escola para crianças do ensino fundamental. A proposta baseia-se em como o ambiente físico pode impactar positivamente o desenvolvimento integral dos alunos no aspecto social, emocional, intelectual e ambiental, ao alinhar-se com os princípios dessa pedagogia. Diferente do modelo educacional tradicional, onde o professor centraliza o conhecimento, a abordagem Waldorf descentraliza o aprendizado, valorizando a interação dos alunos com o ambiente, a autonomia e a criatividade. A justificativa para o estudo encontra-se nos desafios enfrentados pela educação brasileira, que ainda se adapta às demandas contemporâneas, como as rápidas transformações tecnológicas e as urgências ambientais. O Brasil, com sua rica biodiversidade, precisa equilibrar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, e a pedagogia Waldorf pode ser uma alternativa que conecta os alunos à natureza, preparando-os para agir de forma consciente em relação ao meio ambiente. Arquitetonicamente, a escola Waldorf enfatiza espaços naturais diversificados que incentivam a conexão com o ambiente, promovendo um aprendizado vivencial. A valorização de materiais ecológicos, iluminação natural, ventilação e a integração de áreas externas refletem o compromisso com a sustentabilidade e o bem- estar. Esses elementos enriquecem a experiência educacional e contribuem para a formação de indivíduos mais sensíveis e responsáveis. Os resultados deste estudo destacam como o projeto de arquitetura pode potencializar os princípios da pedagogia Waldorf, criando um ambiente acolhedor e funcional e capaz de promover o desenvolvimento pleno dos alunos. Além disso, evidencia-se a importância de espaços planejados para favorecer a criatividade, a colaboração e o senso de comunidade, valores fundamentais desta abordagem. Este projeto, em síntese, apontai que a arquitetura desempenha um papel central no sucesso das escolas Waldorf, pois vai além da funcionalidade, alinhando-se aos valores pedagógicos. Dessa forma, reforça-se a relevância de um planejamento cuidadoso, que considera as necessidades educacionais associadas aos princípios de sustentabilidade e educação ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos |
Palavras-chave: | Arquitetura escolar Pedagogia Waldorf Desenvolvimento integral Sustentabilidade Edifícios educacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8706 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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